Este artigo tem como objetivo discutir a inclusão da cultura africana como conteúdo de ensino nas escolas do Amapá, por meio das manifestações culturais presentes no cotidiano da população do estado, juntamente com festas populares, símbolos religiosos e outros elementos artísticos-culturais que fazem parte da origem da cidade de Macapá. O artigo destaca a importância das atividades culturais como ferramentas de resistência contra o preconceito e o racismo vivenciados pela população negra no Amapá, além disso, os resultados do artigo apontam para a necessidade de se estabelecer os estudos de história e cultura africanas presentes na Lei 10.639/003, que está no currículo oficial das escolas públicas do Amapá. A inclusão da cultura africana no currículo escolar é fundamental para a construção da identidade e cultura locais, e para a promoção da diversidade e da pluralidade no ensino público de Macapá. O artigo também destaca o desafio de diversificar os conteúdos educacionais para incluir mais legitimidade educativa, e a necessidade de problematizar a inclusão de culturas exotéricas como disciplina do componente curricular da educação Pedagógica. Assim, o artigo analisa a posição da cultura africana em relação à docência no campo da educação, e destaca a importância da inclusão da cultura africana no currículo escolar para a promoção da diversidade e da pluralidade no ensino público da cidade de Macapá.