O presente trabalho apresenta uma proposta de ensino matemático voltado para o conhecimento lógico-teórico na preparação dos estudantes de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, OBMEP em uma escola da rede municipal de Campos Sales, CE através do uso de materiais manipuláveis onde é possível alinhar a teoria com o concreto. Em um contexto amplo, o material manipulável é qualquer objeto que o estudante possa analisar, manipular, movimentar e construir. Nesse contexto, as considerações de Lorenzato (2006), são essenciais para o norteamento deste trabalho. No desenvolvimento desta metodologia nas aulas preparatórias de matemática foram realizadas oficinas com materiais concretos, análises de itens inspirados nas questões da OBMEP abordando diversas problemáticas que envolvem o raciocínio lógico, desafiando cada vez mais os estudantes a pensarem além do esperado. Nesse sentido, o preparo desenvolvido com os alunos na escola E.E.I.F Manoel Duarte de Sá Barreto demonstrou grandes resultados que ultrapassam as barreiras do âmbito escolar e que contribuíram para a melhoria do potencial crítico e formativo dos estudantes. Isso possibilitou o aumento do interesse pela matemática investigativa e como consequência, bons resultados com um número significativo de alunos para a segunda fase na olimpíada. Dessa forma, é perceptível a evolução dos alunos, não só para a realização de olimpíadas, mas que, de alguma forma contribui para desbravar os desafios a eles impostos pela sociedade.