O processo de ensino e aprendizagem mediado pelo professor acaba sendo um momento privilegiado quando se refere ao ato de novas formas de compreensão dos discentes, devendo estar presente em todas as etapas no processo de aprendizagem, e referir-se a uma qualificação que o docente deve possuir. Nesse sentido, objetiva-se refletir sobre as estratégias metodológicas das instituições de ensino superior para o protagonismo do aluno no processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma revisão de literatura, utilizando assim, a busca de artigos nas bases de dados como, Scientific Electronic Library Online (Scielo), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) E biblioteca virtual em saúde (BVS), durante os últimos 5 anos. Para a seleção dos artigos, foram utilizados os seguintes descritores: “Aprendizagem”, “Saúde”, ‘’Dinâmicas’’ e “Metodologias Ativas”, a partir das quais foram feitas distintas combinações. Após toda essa análise e seleção, a amostra se constituiu em 9 trabalhos científicos. Nota-se que o processo de ensino e aprendizagem envolve um conjunto de percepções complexas, seja pelos docentes ou pelos alunos, sendo influenciados pela cultura e pela perspectiva do contexto da sociedade. As metodologias ativas, entre elas: a Team Based Learning (TBL); Problem Based Learning (PBL); constituindo-se em duas das principais metodologias ativas que contribuem para a formação dos discentes, mediante a autonomia da aprendizagem como aspectos em aprimorar as habilidades do paradigma crítico, reflexivo, lógico do discente da área da saúde. Conclui-se, portanto, que o ensino superior, ao utilizar-se de metodologias ativas, confere ao processo de ensino e aprendizagem uma metodologia diferenciada e libertadora, a qual promove autonomia em adquirir novos conhecimentos de forma diferenciada, tanto individual quanto coletivamente.