RESUMO Este estudo versa sobre o tema da literatura infantil inclusiva. O problema indaga sobre as dificuldades no trabalho de professores/as com a leitura e a escrita do público de crianças com necessidades especiais da Educação Infantil do Amapá. Os objetivos tratam de compreender o papel da literatura na formação de professores/as no âmbito do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada/Leitura e Escrita na Educação Infantil - CNCA/LEEI/AMAPÁ, com destaque para o desenvolvimento de crianças da educação especial nos 16 municípios do Estado. Para tanto, alguns apontamentos históricos, filosóficos e legais, tais como a LBD 9394/1996, a Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), um (re) pensar sobre o currículo como defende Goodson (2008), Macedo (2012), Ferreiro (1985), e das potencialidades da criança com deficiência e o grupo em Vigotski (2000), Cunha (2014), Mantoan (2015), dentre outros/as, são indispensáveis ao aprofundamento teórico neste texto. A metodologia inclui pesquisa de campo, de cunho qualitativo, a partir do relato de experiência de 2 (duas) coordenadoras formativas do CNCA/LEEI-NORTE/AMAPÁ. Os resultados do estudo apontam que a 3ª formação, intitulada “Práticas Inclusivas na Educação Infantil” é um indicador das necessidades dos/as professores/as no cotidiano das escolas de educação infantil e que a prática envolvendo a literatura contrapõe o currículo prescritivo e propõe a ampliação do currículo como um conjunto de práticas sociais e linguagens a serem experimentadas pelas crianças e para elas adaptadas.