O artigo apresenta os resultados da experiência de um docente da educação básica cursando segunda licenciatura em Física em um Instituto Federal, onde este teve a oportunidade de participar do Programa Residência Pedagógica (PRP), desenvolvendo práticas de planejamento, ensino e avaliação. Assim o artigo tem o intuito de discutir a relevância do PRP como política pública indutora voltada a formação do docente inicial e continuada. O texto traz ao debate a necessidade do programa ao aperfeiçoamento das práticas dos futuros docentes e docentes em formação continuada. Sua construção ocorreu por meio de pesquisa bibliográfica em bases de dados, com textos avaliados por pares. A pesquisa mostra que o PRP é uma imersão ao ambiente educacional, em que licenciandos, professores em formação continuada, docentes orientadores e docentes preceptores, têm a oportunidade de aprimorar conhecimentos, refletir sobre suas práticas pedagógicas, aperfeiçoando as práticas de ensino e aprendizagem. O programa de formação citado faz parte da política nacional de formação professores. Possibilita aos licenciandos das Instituições de Ensino Superior (IES), através do PRP, observar os processos educacionais, desenvolver as práticas de planejamento, regência e avaliação. Permite que os licenciados aproveitem a carga de execução do programa de formação para aproveitamento da prática de estágio supervisionado. Foi possível perceber por meio da pesquisa realizada à construção do artigo que não há espaço de fala de docentes em formação continuada que participaram do PRP, sendo importante mostrar pontos e contrapontos da formação do docente participante a partir do PRP. Assim como a relevância do programa ao fortalecimento de práticas de ensino e formação de qualidade. Contribuindo com estudos futuros voltados à formação de professores, tendo como interlocutor um residente e docente da educação básica.