O presente trabalho é constituído por um relato autobiográfico reflexivo amparado em referências bibliográficas sobre formação docente em diálogo com as experiências vividas pela autora principal em dois cursos interdisciplinares de ingresso, de áreas distintas, em uma instituição de Ensino Superior. Nesse sentido, busca partilhar o processo de transição entre os cursos e quais inquietações emergiram ao longo do processo de escolha pela carreira docente. O relato proposto é dividido em dois momentos: nas experiências nas salas de aula de uma escola da rede estadual da cidade de Santo André, em São Paulo, por período parcial pelo núcleo de Matemática - Ciências do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) pela Universidade Federal do ABC (UFABC) e nas vivências como discente no próprio curso de licenciatura. Por tratar-se de uma reflexão pessoal ainda em aberto e, de tal sorte, também em movimento, não seria possível apontar respostas definitivas sobre a escolha de alguns dos ingressantes na Universidade pela carreira docente. Entretanto, alguns apontamentos aqui apresentados podem servir como um farol, dando uma direção para outros graduandos sobre o complexo processo de formação docente, sobretudo diante dos desafios contemporâneos da Educação.