Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LUZ, CÂMERA, EDUCAÇÃO - EXTENSÃO E CULTURA NO CAMPUS BALSAS: A IMPORTANCIA DO CINEMA COMO ESTRATÉGIA DE REFLEXÃO E CRÍTICA SOCIAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114799
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8467
    "inscrito_id" => 3665
    "titulo" => "LUZ, CÂMERA, EDUCAÇÃO - EXTENSÃO E CULTURA NO CAMPUS BALSAS: A IMPORTANCIA DO CINEMA COMO ESTRATÉGIA DE REFLEXÃO E CRÍTICA SOCIAL"
    "resumo" => "O cinema surgiu no final do século XIX, sendo importante para registro de imagens e criação de sentidos. Assim, é responsável por trazer diferentes culturas e movimentar a indústria de entretenimento nos tempos atuais. Porém, os filmes vão além de entretenimento e podem apresentar questões educativas, abordando diversos assuntos que apresentam uma crítica social e tornando-se uma fonte de pesquisa. Desse modo, a linguagem audiovisual e os temas debatidos nos filmes são essenciais para a aprendizagem, pois permitem a reflexão e posicionamento crítico dos espectadores, contribuindo para a construção de valores na sociedade. Ademais, os filmes selecionados para o projeto Luz, Câmera, Educação, buscaram desenvolver o senso crítico e a capacidade de reflexão nas abordagens educacionais, além de proporcionar uma aprendizagem utilizando as tecnologias digitais e permitindo o protagonismo dos espectadores, que expressaram suas opiniões nas discussões após a apresentação dos filmes. As narrativas fílmicas expressam a realidade por meio das imagens, da linguagem e cores e cada produção traz suas particularidades, as mudanças econômicas, sociais e tecnológicas vividas pela sociedade estão também presentes nos filmes atuais. Pode-se observar a pluralidade de temas, que contribui significativamente para o conhecimento e criticidade dos espectadores, assim, pode-se trabalhar em sala de aula, sobre direitos das mulheres, antirracismo, educação, acessibilidade, desigualdades sociais, entre outros. As discussões sobre as temáticas abordadas nos diferentes filmes apresentadas durante a execução do projeto, mostraram a importância do cinema para a aprendizagem, sobretudo, ir além da sala de aula, fazendo com que os espectadores reflitam sobre a sociedade em que vivem e sintam- se representados em algumas narrativas fílmicas. Assim, observa-se que o cinema é um recurso tecnológico necessário para a construção de um pensar crítico social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3665_TB8467_27102024211827.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SANDRYELLEN PIMENTEL SARAIVA"
    "autor_nome_curto" => "SANDRYELLEN"
    "autor_email" => "sandryellenps@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114799
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8467
    "inscrito_id" => 3665
    "titulo" => "LUZ, CÂMERA, EDUCAÇÃO - EXTENSÃO E CULTURA NO CAMPUS BALSAS: A IMPORTANCIA DO CINEMA COMO ESTRATÉGIA DE REFLEXÃO E CRÍTICA SOCIAL"
    "resumo" => "O cinema surgiu no final do século XIX, sendo importante para registro de imagens e criação de sentidos. Assim, é responsável por trazer diferentes culturas e movimentar a indústria de entretenimento nos tempos atuais. Porém, os filmes vão além de entretenimento e podem apresentar questões educativas, abordando diversos assuntos que apresentam uma crítica social e tornando-se uma fonte de pesquisa. Desse modo, a linguagem audiovisual e os temas debatidos nos filmes são essenciais para a aprendizagem, pois permitem a reflexão e posicionamento crítico dos espectadores, contribuindo para a construção de valores na sociedade. Ademais, os filmes selecionados para o projeto Luz, Câmera, Educação, buscaram desenvolver o senso crítico e a capacidade de reflexão nas abordagens educacionais, além de proporcionar uma aprendizagem utilizando as tecnologias digitais e permitindo o protagonismo dos espectadores, que expressaram suas opiniões nas discussões após a apresentação dos filmes. As narrativas fílmicas expressam a realidade por meio das imagens, da linguagem e cores e cada produção traz suas particularidades, as mudanças econômicas, sociais e tecnológicas vividas pela sociedade estão também presentes nos filmes atuais. Pode-se observar a pluralidade de temas, que contribui significativamente para o conhecimento e criticidade dos espectadores, assim, pode-se trabalhar em sala de aula, sobre direitos das mulheres, antirracismo, educação, acessibilidade, desigualdades sociais, entre outros. As discussões sobre as temáticas abordadas nos diferentes filmes apresentadas durante a execução do projeto, mostraram a importância do cinema para a aprendizagem, sobretudo, ir além da sala de aula, fazendo com que os espectadores reflitam sobre a sociedade em que vivem e sintam- se representados em algumas narrativas fílmicas. Assim, observa-se que o cinema é um recurso tecnológico necessário para a construção de um pensar crítico social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3665_TB8467_27102024211827.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SANDRYELLEN PIMENTEL SARAIVA"
    "autor_nome_curto" => "SANDRYELLEN"
    "autor_email" => "sandryellenps@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O cinema surgiu no final do século XIX, sendo importante para registro de imagens e criação de sentidos. Assim, é responsável por trazer diferentes culturas e movimentar a indústria de entretenimento nos tempos atuais. Porém, os filmes vão além de entretenimento e podem apresentar questões educativas, abordando diversos assuntos que apresentam uma crítica social e tornando-se uma fonte de pesquisa. Desse modo, a linguagem audiovisual e os temas debatidos nos filmes são essenciais para a aprendizagem, pois permitem a reflexão e posicionamento crítico dos espectadores, contribuindo para a construção de valores na sociedade. Ademais, os filmes selecionados para o projeto Luz, Câmera, Educação, buscaram desenvolver o senso crítico e a capacidade de reflexão nas abordagens educacionais, além de proporcionar uma aprendizagem utilizando as tecnologias digitais e permitindo o protagonismo dos espectadores, que expressaram suas opiniões nas discussões após a apresentação dos filmes. As narrativas fílmicas expressam a realidade por meio das imagens, da linguagem e cores e cada produção traz suas particularidades, as mudanças econômicas, sociais e tecnológicas vividas pela sociedade estão também presentes nos filmes atuais. Pode-se observar a pluralidade de temas, que contribui significativamente para o conhecimento e criticidade dos espectadores, assim, pode-se trabalhar em sala de aula, sobre direitos das mulheres, antirracismo, educação, acessibilidade, desigualdades sociais, entre outros. As discussões sobre as temáticas abordadas nos diferentes filmes apresentadas durante a execução do projeto, mostraram a importância do cinema para a aprendizagem, sobretudo, ir além da sala de aula, fazendo com que os espectadores reflitam sobre a sociedade em que vivem e sintam- se representados em algumas narrativas fílmicas. Assim, observa-se que o cinema é um recurso tecnológico necessário para a construção de um pensar crítico social.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.