O cinema surgiu no final do século XIX, sendo importante para registro de imagens e criação de sentidos. Assim, é responsável por trazer diferentes culturas e movimentar a indústria de entretenimento nos tempos atuais. Porém, os filmes vão além de entretenimento e podem apresentar questões educativas, abordando diversos assuntos que apresentam uma crítica social e tornando-se uma fonte de pesquisa. Desse modo, a linguagem audiovisual e os temas debatidos nos filmes são essenciais para a aprendizagem, pois permitem a reflexão e posicionamento crítico dos espectadores, contribuindo para a construção de valores na sociedade. Ademais, os filmes selecionados para o projeto Luz, Câmera, Educação, buscaram desenvolver o senso crítico e a capacidade de reflexão nas abordagens educacionais, além de proporcionar uma aprendizagem utilizando as tecnologias digitais e permitindo o protagonismo dos espectadores, que expressaram suas opiniões nas discussões após a apresentação dos filmes. As narrativas fílmicas expressam a realidade por meio das imagens, da linguagem e cores e cada produção traz suas particularidades, as mudanças econômicas, sociais e tecnológicas vividas pela sociedade estão também presentes nos filmes atuais. Pode-se observar a pluralidade de temas, que contribui significativamente para o conhecimento e criticidade dos espectadores, assim, pode-se trabalhar em sala de aula, sobre direitos das mulheres, antirracismo, educação, acessibilidade, desigualdades sociais, entre outros. As discussões sobre as temáticas abordadas nos diferentes filmes apresentadas durante a execução do projeto, mostraram a importância do cinema para a aprendizagem, sobretudo, ir além da sala de aula, fazendo com que os espectadores reflitam sobre a sociedade em que vivem e sintam- se representados em algumas narrativas fílmicas. Assim, observa-se que o cinema é um recurso tecnológico necessário para a construção de um pensar crítico social.