Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIFUNDINDO AS ENGENHARIAS NAS COMUNIDADES DO PAJEÚ

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação profissional e tecnológica
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109766
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1253
    "inscrito_id" => 4750
    "titulo" => "DIFUNDINDO AS ENGENHARIAS NAS COMUNIDADES DO PAJEÚ"
    "resumo" => "O projeto "Difundindo as Engenharias nas Comunidades do Pajeú" foi implementado com os alunos do ensino médio no município de Afogados da Ingazeira. Durante os encontros presenciais, foram realizadas atividades práticas, incluindo desenho técnico e assistido por computador, circuitos elétricos e microcontroladores (ARDUINO), com o objetivo de proporcionar aos alunos uma base prática nas diversas áreas da engenharia. Essas práticas foram desenvolvidas nos laboratórios de desenho técnico, informática e eletroeletrônica, visando estimular os alunos a considerarem a possibilidade de seguir carreiras nesse campo. Observamos um bom desempenho dos alunos nas atividades práticas propostas durante as aulas.Os resultados alcançados refletem o êxito dos objetivos, evidenciando o progresso dos alunos nas atividades. Ficou perceptível o entendimento aprofundado dos temas abordados, assim como a imersão em um ambiente acadêmico durante a exploração de laboratórios.Através dos feedbacks recebidos, obtivemos uma taxa significativa, onde dos 100% dos participantes, 50% optaram por cursar o ensino superior em nosso campus, com 33,3% escolhendo a Engenharia Civil. Além disso, contribuímos para o avanço acadêmico dos alunos ao integrar teoria e prática, proporcionando uma compreensão mais clara dos conceitos aplicados em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID4750_TB1253_29022024213235.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LADJANE COELHO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LADJANE"
    "autor_email" => "ladjane.santos@afogados.ifpe.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109766
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1253
    "inscrito_id" => 4750
    "titulo" => "DIFUNDINDO AS ENGENHARIAS NAS COMUNIDADES DO PAJEÚ"
    "resumo" => "O projeto "Difundindo as Engenharias nas Comunidades do Pajeú" foi implementado com os alunos do ensino médio no município de Afogados da Ingazeira. Durante os encontros presenciais, foram realizadas atividades práticas, incluindo desenho técnico e assistido por computador, circuitos elétricos e microcontroladores (ARDUINO), com o objetivo de proporcionar aos alunos uma base prática nas diversas áreas da engenharia. Essas práticas foram desenvolvidas nos laboratórios de desenho técnico, informática e eletroeletrônica, visando estimular os alunos a considerarem a possibilidade de seguir carreiras nesse campo. Observamos um bom desempenho dos alunos nas atividades práticas propostas durante as aulas.Os resultados alcançados refletem o êxito dos objetivos, evidenciando o progresso dos alunos nas atividades. Ficou perceptível o entendimento aprofundado dos temas abordados, assim como a imersão em um ambiente acadêmico durante a exploração de laboratórios.Através dos feedbacks recebidos, obtivemos uma taxa significativa, onde dos 100% dos participantes, 50% optaram por cursar o ensino superior em nosso campus, com 33,3% escolhendo a Engenharia Civil. Além disso, contribuímos para o avanço acadêmico dos alunos ao integrar teoria e prática, proporcionando uma compreensão mais clara dos conceitos aplicados em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID4750_TB1253_29022024213235.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LADJANE COELHO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LADJANE"
    "autor_email" => "ladjane.santos@afogados.ifpe.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O projeto "Difundindo as Engenharias nas Comunidades do Pajeú" foi implementado com os alunos do ensino médio no município de Afogados da Ingazeira. Durante os encontros presenciais, foram realizadas atividades práticas, incluindo desenho técnico e assistido por computador, circuitos elétricos e microcontroladores (ARDUINO), com o objetivo de proporcionar aos alunos uma base prática nas diversas áreas da engenharia. Essas práticas foram desenvolvidas nos laboratórios de desenho técnico, informática e eletroeletrônica, visando estimular os alunos a considerarem a possibilidade de seguir carreiras nesse campo. Observamos um bom desempenho dos alunos nas atividades práticas propostas durante as aulas.Os resultados alcançados refletem o êxito dos objetivos, evidenciando o progresso dos alunos nas atividades. Ficou perceptível o entendimento aprofundado dos temas abordados, assim como a imersão em um ambiente acadêmico durante a exploração de laboratórios.Através dos feedbacks recebidos, obtivemos uma taxa significativa, onde dos 100% dos participantes, 50% optaram por cursar o ensino superior em nosso campus, com 33,3% escolhendo a Engenharia Civil. Além disso, contribuímos para o avanço acadêmico dos alunos ao integrar teoria e prática, proporcionando uma compreensão mais clara dos conceitos aplicados em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.