ADPTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNEAL: DESAFIOS DOS ESTUDANTES E PROFESSORES EM TEMPO DE PANDEMIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108896 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 50 "inscrito_id" => 2913 "titulo" => "ADPTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNEAL: DESAFIOS DOS ESTUDANTES E PROFESSORES EM TEMPO DE PANDEMIA" "resumo" => "O país entrou em estado de emergência em fevereiro de 2020, através da portaria declarada pelo Ministro da Saúde (nº 188, de 3 de fevereiro de 2020). Nesse contexto, foram implementadas medidas para prevenção, controle e contenção de riscos, incluindo o distanciamento social, quarentenas e a obrigatoriedade do uso de máscaras e álcool 70%. Com essa medida, o ensino acadêmico teve que aderir ao ensino remoto de maneira abrupta, sem um preparo adequado. Este estudo aborda as complexidades enfrentadas pelos estudantes e professores do curso de ciências contábeis da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) durante a pandemia (covid-19), destacando as adaptações necessárias no ensino. Com a rápida transição para modalidades de aprendizado remoto. Além disso, o estudo explora o impacto das mudanças nas metodologias de ensino na compreensão e absorção do conteúdo acadêmico causado pela pandemia (covid-19). Para atingir esses objetivos, os dados foram coletados por meio de entrevistas e questionários com professores e alunos que ingressaram nos anos de 2019 a 2021 do curso de ciências contábeis da UNEAL, com uma amostra de 60 alunos e 10 professores. Os resultados mostram que 58,33% dos alunos relataram dificuldades de acesso à Internet, o que afetou diretamente a sua participação em cursos online. Além disso, 60% dos professores relataram a necessidade de adaptação rápida à tecnologia educacional, destacando o desafio adicional de manter a qualidade do ensino e o impacto das mudanças nas metodologias de ensino na compreensão e absorção do conteúdo acadêmico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID2913_TB50_25102024092429.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO HENRRIQUE VIEIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Pedro Henrrique" "autor_email" => "ph215063@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108896 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 50 "inscrito_id" => 2913 "titulo" => "ADPTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNEAL: DESAFIOS DOS ESTUDANTES E PROFESSORES EM TEMPO DE PANDEMIA" "resumo" => "O país entrou em estado de emergência em fevereiro de 2020, através da portaria declarada pelo Ministro da Saúde (nº 188, de 3 de fevereiro de 2020). Nesse contexto, foram implementadas medidas para prevenção, controle e contenção de riscos, incluindo o distanciamento social, quarentenas e a obrigatoriedade do uso de máscaras e álcool 70%. Com essa medida, o ensino acadêmico teve que aderir ao ensino remoto de maneira abrupta, sem um preparo adequado. Este estudo aborda as complexidades enfrentadas pelos estudantes e professores do curso de ciências contábeis da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) durante a pandemia (covid-19), destacando as adaptações necessárias no ensino. Com a rápida transição para modalidades de aprendizado remoto. Além disso, o estudo explora o impacto das mudanças nas metodologias de ensino na compreensão e absorção do conteúdo acadêmico causado pela pandemia (covid-19). Para atingir esses objetivos, os dados foram coletados por meio de entrevistas e questionários com professores e alunos que ingressaram nos anos de 2019 a 2021 do curso de ciências contábeis da UNEAL, com uma amostra de 60 alunos e 10 professores. Os resultados mostram que 58,33% dos alunos relataram dificuldades de acesso à Internet, o que afetou diretamente a sua participação em cursos online. Além disso, 60% dos professores relataram a necessidade de adaptação rápida à tecnologia educacional, destacando o desafio adicional de manter a qualidade do ensino e o impacto das mudanças nas metodologias de ensino na compreensão e absorção do conteúdo acadêmico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID2913_TB50_25102024092429.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO HENRRIQUE VIEIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Pedro Henrrique" "autor_email" => "ph215063@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }