O país entrou em estado de emergência em fevereiro de 2020, através da portaria declarada pelo Ministro da Saúde (nº 188, de 3 de fevereiro de 2020). Nesse contexto, foram implementadas medidas para prevenção, controle e contenção de riscos, incluindo o distanciamento social, quarentenas e a obrigatoriedade do uso de máscaras e álcool 70%. Com essa medida, o ensino acadêmico teve que aderir ao ensino remoto de maneira abrupta, sem um preparo adequado. Este estudo aborda as complexidades enfrentadas pelos estudantes e professores do curso de ciências contábeis da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) durante a pandemia (covid-19), destacando as adaptações necessárias no ensino. Com a rápida transição para modalidades de aprendizado remoto. Além disso, o estudo explora o impacto das mudanças nas metodologias de ensino na compreensão e absorção do conteúdo acadêmico causado pela pandemia (covid-19). Para atingir esses objetivos, os dados foram coletados por meio de entrevistas e questionários com professores e alunos que ingressaram nos anos de 2019 a 2021 do curso de ciências contábeis da UNEAL, com uma amostra de 60 alunos e 10 professores. Os resultados mostram que 58,33% dos alunos relataram dificuldades de acesso à Internet, o que afetou diretamente a sua participação em cursos online. Além disso, 60% dos professores relataram a necessidade de adaptação rápida à tecnologia educacional, destacando o desafio adicional de manter a qualidade do ensino e o impacto das mudanças nas metodologias de ensino na compreensão e absorção do conteúdo acadêmico.