REFERENCIAÇÃO E COERÊNCIA TEXTUAL: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO A PARTIR DAS REDAÇÕES NOTA MIL DO ENEM 2021
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113887 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7146 "inscrito_id" => 17907 "titulo" => "REFERENCIAÇÃO E COERÊNCIA TEXTUAL: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO A PARTIR DAS REDAÇÕES NOTA MIL DO ENEM 2021" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo geral analisar o papel dos processos de referenciação empregados em dissertações-argumentativas que obtiveram nota 1000 no Enem 2021 bem como suas implicações no ensino de escrita. Partimos do princípio de que a referência requer um esforço sociocognitivo dos indivíduos para construir elementos discursivos, defendendo que essa atividade é realizada por meio de estratégias complexas, que vão além da presença de expressões na superfície textual. Para darmos conta desse objetivo, a nossa base teórica está nos postulados sobre a concepção sociocognitivista da língua/linguagem, a concepção de texto como um evento comunicativo e a referência como um processo sociocognitivo de estabilização discursiva. A pesquisa consistiu na análise de um texto escrito por estudantes que acabaram de concluir o ensino médio e que receberam a nota máxima na redação do Enem 2021. O objetivo foi contribuir para os estudos sobre referenciação, destacando as mudanças e novos significados identificados nas redações dos candidatos. À guisa de conclusão, observamos que a escrita de um texto dissertativo-argumentativo pode criar conexões com o tema em discussão, ampliando os contextos abordados. Essas referências não se limitam aos elementos mencionados no texto original, mas também incluem outras leituras, o que resulta na reconfiguração de significados e interpretações." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17907_TB7146_12102024201950.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAVI FRANCKLINO GUEDES" "autor_nome_curto" => "Davi Francklino" "autor_email" => "davi.francklino@aluno.uece.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113887 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7146 "inscrito_id" => 17907 "titulo" => "REFERENCIAÇÃO E COERÊNCIA TEXTUAL: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO A PARTIR DAS REDAÇÕES NOTA MIL DO ENEM 2021" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo geral analisar o papel dos processos de referenciação empregados em dissertações-argumentativas que obtiveram nota 1000 no Enem 2021 bem como suas implicações no ensino de escrita. Partimos do princípio de que a referência requer um esforço sociocognitivo dos indivíduos para construir elementos discursivos, defendendo que essa atividade é realizada por meio de estratégias complexas, que vão além da presença de expressões na superfície textual. Para darmos conta desse objetivo, a nossa base teórica está nos postulados sobre a concepção sociocognitivista da língua/linguagem, a concepção de texto como um evento comunicativo e a referência como um processo sociocognitivo de estabilização discursiva. A pesquisa consistiu na análise de um texto escrito por estudantes que acabaram de concluir o ensino médio e que receberam a nota máxima na redação do Enem 2021. O objetivo foi contribuir para os estudos sobre referenciação, destacando as mudanças e novos significados identificados nas redações dos candidatos. À guisa de conclusão, observamos que a escrita de um texto dissertativo-argumentativo pode criar conexões com o tema em discussão, ampliando os contextos abordados. Essas referências não se limitam aos elementos mencionados no texto original, mas também incluem outras leituras, o que resulta na reconfiguração de significados e interpretações." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17907_TB7146_12102024201950.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAVI FRANCKLINO GUEDES" "autor_nome_curto" => "Davi Francklino" "autor_email" => "davi.francklino@aluno.uece.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }