O presente trabalho tem como objetivo geral analisar o papel dos processos de referenciação empregados em dissertações-argumentativas que obtiveram nota 1000 no Enem 2021 bem como suas implicações no ensino de escrita. Partimos do princípio de que a referência requer um esforço sociocognitivo dos indivíduos para construir elementos discursivos, defendendo que essa atividade é realizada por meio de estratégias complexas, que vão além da presença de expressões na superfície textual. Para darmos conta desse objetivo, a nossa base teórica está nos postulados sobre a concepção sociocognitivista da língua/linguagem, a concepção de texto como um evento comunicativo e a referência como um processo sociocognitivo de estabilização discursiva. A pesquisa consistiu na análise de um texto escrito por estudantes que acabaram de concluir o ensino médio e que receberam a nota máxima na redação do Enem 2021. O objetivo foi contribuir para os estudos sobre referenciação, destacando as mudanças e novos significados identificados nas redações dos candidatos. À guisa de conclusão, observamos que a escrita de um texto dissertativo-argumentativo pode criar conexões com o tema em discussão, ampliando os contextos abordados. Essas referências não se limitam aos elementos mencionados no texto original, mas também incluem outras leituras, o que resulta na reconfiguração de significados e interpretações.