Este trabalho tem a intenção de apresentar um relato de experiência, fruto de uma oficina alicerçada nos pressupostos da aprendizagem baseada em projetos e ambientes não convencionais. Tal experiência esteve direcionada para a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) - Nível 3, resultando no conhecimento teórico; na prática da construção de foguetes, a partir de garrafas de Politereftalato de Etileno (PET); e no lançamento dos protótipos, todos produzidos por alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, da Escola privada Pintinho de Ouro (EPO), situada em Hidrolândia-CE. Realizaram-se quatro encontros no contraturno dos alunos, cujo primeiro foi marcado por explicações acerca das regras definidas pelo evento e da formação das equipes; por fundamentos físicos envolvidos na construção do foguete; e pela importância de cada componente da estrutura, de modo a alcançar uma melhor aerodinâmica no voo. Nos segundo e terceiro encontros, os foguetes foram construídos pelos alunos, com o apoio e a supervisão da professora responsável e de colaboradores. No quarto e último encontro, os foguetes produzidos por todas as equipes foram disparados em um campo de futebol reservado para tal fim. Os arremessos dos projéteis resultaram em alcances de 30 a 132 metros, a partir de lançamentos executados a um limite de pressão definido pela equipe organizadora, a fim de garantir a segurança de todos. A vivência promoveu uma aprendizagem significativa, desenvolvendo habilidades científicas e fomentando o trabalho em equipe. Conclui-se que, observada a dedicação e o interesse dos alunos pela proposta, o método fundamentado na aprendizagem baseada em projetos e ambientes não convencionais se mostrou uma estratégia eficiente e produtiva na aprendizagem dos alunos.