PRÁTICAS DE LETRAMENTO E ANÁLISE DE CONTEÚDO: DIAGNOSTICANDO OS IMPACTOS DA PANDEMIA NA SAÚDE MENTAL DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112380 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4982 "inscrito_id" => 14329 "titulo" => "PRÁTICAS DE LETRAMENTO E ANÁLISE DE CONTEÚDO: DIAGNOSTICANDO OS IMPACTOS DA PANDEMIA NA SAÚDE MENTAL DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Este trabalho teve origem através da participação do Programa de Iniciação à docência (PIBID) no ano de 2021 pela Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA, no município de Caraúbas-RN. O objetivo geral é apresentar a fase de diagnóstico que foi construída nos primeiros passos das atividades relacionada ao projeto, tendo em vista que contribuirá para entendermos a realidade dos alunos sobre saúde mental durante o período de pandemia. A pesquisa tem abordagem quantitativa, qualitativa, destacando em números o formulário respondido pelos alunos e trazendo qualidade à temática na área abordada e também descritiva, descrevendo relatos importantes dos alunos sobre os impactos da pandemia durante as aulas. No requisito fundamentação teórica, abordamos a análise de conteúdo fundamentada em Bardin (1979), Araújo (2020) para explicar sobre projeto de letramento, Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018) destacando o papel da escola, Machado e Paula (2012) trazendo a importância da sala de aula para os alunos, e Oliveira (2010) abordando sobre interação entre professor e aluno. Diante das experiências e da pesquisa realizada, percebemos as inúmeras dificuldades enfrentadas durante o período da pandemia, não só com os professores, mas também entre os alunos, o adoecimento mental e a principalmente a falta de interação social. Por isso, é importante falar sobre saúde mental nas escolas, pois diante de tantos cenários, o escolar é também aquele que convive com pessoas ansiosas e depressivas, e, portanto, é fundamental que ensinemos nossos alunos a serem cidadãos críticos e reflexivos seja qual for o assunto." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14329_TB4982_10102024112557.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA CARLA DE MORAIS" "autor_nome_curto" => "CAMILA" "autor_email" => "camila.morais@alunos.ufersa.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112380 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4982 "inscrito_id" => 14329 "titulo" => "PRÁTICAS DE LETRAMENTO E ANÁLISE DE CONTEÚDO: DIAGNOSTICANDO OS IMPACTOS DA PANDEMIA NA SAÚDE MENTAL DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Este trabalho teve origem através da participação do Programa de Iniciação à docência (PIBID) no ano de 2021 pela Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA, no município de Caraúbas-RN. O objetivo geral é apresentar a fase de diagnóstico que foi construída nos primeiros passos das atividades relacionada ao projeto, tendo em vista que contribuirá para entendermos a realidade dos alunos sobre saúde mental durante o período de pandemia. A pesquisa tem abordagem quantitativa, qualitativa, destacando em números o formulário respondido pelos alunos e trazendo qualidade à temática na área abordada e também descritiva, descrevendo relatos importantes dos alunos sobre os impactos da pandemia durante as aulas. No requisito fundamentação teórica, abordamos a análise de conteúdo fundamentada em Bardin (1979), Araújo (2020) para explicar sobre projeto de letramento, Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018) destacando o papel da escola, Machado e Paula (2012) trazendo a importância da sala de aula para os alunos, e Oliveira (2010) abordando sobre interação entre professor e aluno. Diante das experiências e da pesquisa realizada, percebemos as inúmeras dificuldades enfrentadas durante o período da pandemia, não só com os professores, mas também entre os alunos, o adoecimento mental e a principalmente a falta de interação social. Por isso, é importante falar sobre saúde mental nas escolas, pois diante de tantos cenários, o escolar é também aquele que convive com pessoas ansiosas e depressivas, e, portanto, é fundamental que ensinemos nossos alunos a serem cidadãos críticos e reflexivos seja qual for o assunto." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14329_TB4982_10102024112557.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA CARLA DE MORAIS" "autor_nome_curto" => "CAMILA" "autor_email" => "camila.morais@alunos.ufersa.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }