A Educação como direito de todos e fundamental para a formação de cidadãos conscientes para uma vida harmoniosa e equilibrada em sociedade, tem sido pauta de discussões sobre temáticas a serem abordadas como essenciais na Educação Básica, a exemplo, os Temas Contemporâneos Transversais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As TCTs auxiliam no reconhecimento e aprendizado sobre as temáticas relevantes para sua atuação na sociedade. Desta forma, o presente estudo teve como objetivo trabalhar o Tema Meio Ambiente (Educação Ambiental; Educação para o consumo) nas escolas de Ensino Fundamental do Município de Codó - MA. A metodologia utilizada foi seguir o cronograma de atividades previstas no calendário da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em Parceria com a Secretaria Municipal de Educação, onde foi realizado um mapeamento das Escolas que foram contempladas com as atividades de palestras abordando temáticas relacionadas ao Meio Ambiente, como: Dia Internacional das Florestas, Dia Mundial da água, Os 5R’s da Sustentabilidade, dentre outras temáticas trabalhadas durante o ano letivo. O público alvo foram alunos do 5º ao 9º ano. As palestras realizadas possibilitaram aos alunos um conhecimento diferenciado referente aos cuidados com o Meio Ambiente. Na oportunidade pode-se perceber o envolvimento e participação do público através de perguntas e depoimentos sobre práticas diárias, esclarecimento de dúvidas sobre assuntos do cotidiano e condutas errôneas, que prejudicavam o Meio Ambiente e vida pessoal. Assim, conclui-se que a ação permitiu aos estudantes compreenderem melhor a realidade sobre questões sociais, financeiras, ambientais, tecnologias digitais e demais assuntos que conferem aos TCTs. Entende-se que esse tipo de ação atrai a atenção dos alunos para a realidade que os cerca, e tendo em vista que ninguém conscientiza ninguém, é necessário sensibilizar, mostrando a realidade e suas consequências.