Esse trabalho tem a intenção de fazer uma discussão sobre as potencialidades de práticas pedagógicas na Educação Infantil que oportunizem os bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas um contato frequente com e na natureza, assumindo que esta relação com a natureza impacta o profundamente o desenvolvimento e as aprendizagens das crianças. A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como eixo orientadores dos seus currículos as Interações e Brincadeira (BRASIL, 2017 e 2009), assim como também prevê um currículo organizado por meio de campos de experiências. Uma educação que oportuniza o contato frequente das crianças com espaço abertos sejam eles naturais ou naturalizados promove justamente o que está prescrito nos documentos normativos para a EI, dando materialidade ao currículo. No encontro com a natureza, a criança tem a oportunidade a despertar sua curiosidade, nutrir sua imaginação e criar suas hipóteses, objetivos que fazem parte dos cotidianos da Educação Infantil. Em outro momento, o trabalho apresenta e pondera a experiência de uma rede municipal ensino que trouxe a questão da Criança e da Natureza para a elaboração dos materiais que foram ofertados às crianças, as famílias e as professoras da Educação Infantil, fazendo uma discussão sobre as implicações dessa ação. Fundamentam teoricamente este trabalho os estudos dos pesquisadores Léa Tiriba (2017), Gandhy Piorski (2016) e Fochi (2017).