ADAPTAR É INCLUIR? DIÁLOGOS SOBRE ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112926 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5751 "inscrito_id" => 5024 "titulo" => "ADAPTAR É INCLUIR? DIÁLOGOS SOBRE ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "resumo" => "Adaptar atividades tem sido uma prática utilizada por diversos/as professores/as com o intuito de promover a inclusão de estudantes, sobretudo aqueles com deficiência e/ou em situação de dificuldades na aprendizagem. No entanto, trazemos ao diálogo e reflexão a acessibilidade como opção teórico-metodológica para pensar a educação inclusiva. Assim, este trabalho tem como objetivo compreender o processo em torno das ações pedagógicas - adaptar e acessibilizar- considerando as abordagens e concepções dos/as professores/as. Para tal, realizamos uma pesquisa qualitativa e utilizamos a entrevista semiestruturada com professores/as da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza como instrumento de construção de dados. Para a análise teórica nos debruçamos em autoras/res que pesquisam sobre educação inclusiva, sendo elas/es: Mantoan (2002, 2013), Mantoan e Lanutti (2022), Santana (2022) e Lustosa (2009, 2018) que fundamentam a acessibilidade como princípio para a inclusão de todas/todos as/os estudantes em ações pedagógicas. Os principais achados apontam uma confusão conceitual entre as entrevistadas sobre o que é uma atividade adaptada e uma atividade acessível e tais concepções influenciam sobremaneira em suas práticas em sala de aula, possibilitando (ou não) a inclusão dos estudantes. Entendemos que adaptar e acessibilizar são conceitos distintos, no qual o primeiro traz a ideia de diferenciar atividades educacionais enquanto busca uma padronização das aprendizagens, o que dificulta o processo de inclusão; já o segundo refere-se a participação ativa das/dos estudantes, a valorização dos seus saberes e potenciais e o uso de diversas estratégias de ensino e recursos pedagógicos para que a aprendizagem aconteça." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID5024_TB5751_27102024202444.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CECÍLIA CARVALHO MOTA" "autor_nome_curto" => "CECÍLIA MOTA" "autor_email" => "cecilia.mota2004@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112926 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5751 "inscrito_id" => 5024 "titulo" => "ADAPTAR É INCLUIR? DIÁLOGOS SOBRE ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "resumo" => "Adaptar atividades tem sido uma prática utilizada por diversos/as professores/as com o intuito de promover a inclusão de estudantes, sobretudo aqueles com deficiência e/ou em situação de dificuldades na aprendizagem. No entanto, trazemos ao diálogo e reflexão a acessibilidade como opção teórico-metodológica para pensar a educação inclusiva. Assim, este trabalho tem como objetivo compreender o processo em torno das ações pedagógicas - adaptar e acessibilizar- considerando as abordagens e concepções dos/as professores/as. Para tal, realizamos uma pesquisa qualitativa e utilizamos a entrevista semiestruturada com professores/as da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza como instrumento de construção de dados. Para a análise teórica nos debruçamos em autoras/res que pesquisam sobre educação inclusiva, sendo elas/es: Mantoan (2002, 2013), Mantoan e Lanutti (2022), Santana (2022) e Lustosa (2009, 2018) que fundamentam a acessibilidade como princípio para a inclusão de todas/todos as/os estudantes em ações pedagógicas. Os principais achados apontam uma confusão conceitual entre as entrevistadas sobre o que é uma atividade adaptada e uma atividade acessível e tais concepções influenciam sobremaneira em suas práticas em sala de aula, possibilitando (ou não) a inclusão dos estudantes. Entendemos que adaptar e acessibilizar são conceitos distintos, no qual o primeiro traz a ideia de diferenciar atividades educacionais enquanto busca uma padronização das aprendizagens, o que dificulta o processo de inclusão; já o segundo refere-se a participação ativa das/dos estudantes, a valorização dos seus saberes e potenciais e o uso de diversas estratégias de ensino e recursos pedagógicos para que a aprendizagem aconteça." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID5024_TB5751_27102024202444.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CECÍLIA CARVALHO MOTA" "autor_nome_curto" => "CECÍLIA MOTA" "autor_email" => "cecilia.mota2004@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }