O presente trabalho busca fazer uma análise da importância da abordagem das competências socioemocionais no ambiente escolar, como estratégia potencializadora e de favorecimento aos processos de ensino e aprendizagem no ambiente escolar. A educação com foco socioemocional está diretamente ligada ao conceito de inteligência emocional como suporte ao desenvolvimento das relações intra e interpessoal, como ferramenta impulsionadora de aprendizagem, pertencimento escolar e de saúde mental no contexto do dia a dia escolar. Estas abordagens ainda nos permitem fortalecer uma consciência mais colaborativa, cultivar melhor as relações sociais e uma gerência melhor das próprias emoções. É válido destacar que o professor, de papel fundamental na mediação das estratégias no ambiente da sala de aula, deverá planejar suas atividades e propostas didáticas em consonância com a perspectiva do duplo foco, onde deverá continuar trabalhando seus conteúdos programados, mas utilizando a abordagem socioemocional em benefício aos processos educativos. O trabalho com duplo foco nos permite relacionar e articular o desenvolvimento socioemocional com as habilidades específicas propostas nos componentes curriculares e isso, também, alinhado com as expectativas de uma educação de formação integral como é direcionado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). É esperado também do docente uma abertura a estas propostas de trabalho, com desenvolvimento de uma escuta ativa empática, posicionamento mediador de situações e condutas conflituosas, pois são situações que podem sinalizar a necessidade de trabalho com determinadas competências. Esses fatores são importantes para que o estudante consiga alcançar plenamente o seu desenvolvimento e consigam enfrentar as mudanças e adequações de um mundo em constante evolução.