RESUMO Este artigo traz reflexões sobre a educação inclusiva de criança surdas – muda no contexto da educação infantil. A caracterização desse artigo dar-se-á por meio da sistematização de experiências vivenciadas em sala de aula, demonstrando a conexão entre a teoria e a prática, numa dialética da realidade escolar. Por isso, perfaz na escolha de uma metodologia reflexiva e com técnicas de pesquisa de cunho bibliográfico e documental comungando com relatos de experiência. Portanto, para o desenvolvimento dessa pesquisa foram utilizados alguns referenciais teóricos que substanciam a investigação e o pensar científico e organizado acerca da temática. Tais como: a Constituição Federal de 1988, Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); como também os autores Celestin Freinet, Vigotsky e Theisen. Dessa forma, foi observado no estudo algumas indagações diante da realidade e da necessidade de gerar uma efetiva contribuição à criança surda- muda consigo e com seus colegas de sala, de modo a impulsionar a docência para um viés pedagógico que diminuísse as dificuldades na construção do saber e corroborasse na garantia de um ambiente cooperativo e afetivo. Desse modo, este trabalho proporciona aos atores envolvidos no processo educacional - família e escola - um querer vivo de superação diante das inúmeras dificuldades vivenciadas no cotidiano das instituições educacionais brasileiras no tocante a educação inclusiva. Por fim, espera –se que os entes federativos nas suas especificidades de papéis efetivem condições reais de parceria e instrumentos pedagógicos para atender ao estudante com deficiência, de maneira a concretizar as legislações brasileiras postas e aprovadas no âmbito da inclusão educacional de todos os cidadãos, desde a Educação Infantil.