Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A GEOGRAFIA E O ENSINO DE RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS PARA O RECONHECIMENTO DA HISTÓRIA, CULTURA E MEMÓRIA AFRO-BRASILEIRA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO “EU ME VEJO, EU ME RECONHEÇO”

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A lei 10.639/2003 modifica a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, incluindo a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira nas instituições de Ensino Básico, visando garantir o reconhecimento da história e a importância dos impactos da cultura afro-brasileira em nosso país. Entretanto, mesmo após 21 anos de aprovação desta lei, ainda se observa pouco da temática inserida nos contextos escolares. Fundamentado nisso, alunas do curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará, Campus Crateús, desenvolveram um projeto de intervenção pedagógica voltado ao ensino de Geografia e das relações étnico-raciais em uma turma do 6º ano de uma escola da rede municipal de ensino deste município. O projeto intitulado “Eu me vejo, eu me reconheço”, teve por objetivo propor uma reflexão sobre a escravidão no Brasil e seu impacto na sociedade até os dias atuais. O trabalho foi fundamentado em Salas e Bonino (2023), Gomes (2011), Marcelino (2020) e Almeida (2019), e desenvolveu-se por meio da aplicação de atividades pedagógicas contextualizando conteúdos específicos da Geografia com a temática em questão. Músicas e jogos que abordam a história e elementos culturais da população negra foram utilizados como recursos didáticos pedagógicos. Como resultados, aponta-se boa aceitação pelos alunos e funcionários da escola, o notório interesse dos estudantes pela temática, a contribuição de tais ações para a desconstrução de estereótipos e preconceitos, bem como o incentivo para a formação de uma consciência crítica no combate à discriminação racial na sociedade e a perceptível lacuna quanto ao conhecimento mais ampliado sobre a temática. Conclui-se então que é necessário um maior destaque a um ensino que contemple a pluralidade cultural e étnico-racial dos estudantes e que vise estimular o reconhecimento e a valorização da identidade afro-brasileira entre os alunos desde o Ensino Básico.

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