UTILIZANDO MATERIAIS COTI DIANOS PARA O ENSINO DE CONCEITOS QUÍMICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113231 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6237 "inscrito_id" => 15979 "titulo" => "UTILIZANDO MATERIAIS COTI DIANOS PARA O ENSINO DE CONCEITOS QUÍMICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Em termos amplos, entendemos que o aprendizado das ciências é essencial para todos os indivíduos exercerem seus direitos e deveres como cidadãos. Isso é particularmente verdadeiro para as crianças, pois elas exibem um interesse natural pelos fenômenos que acontecem ao seu redor e buscam entender esses eventos. Assim, no âmbito da experimentação química, é importante que as crianças interajam mais com elementos lúdicos, utilizando experimentos químicos simples para elucidar fenômenos do dia a dia. Com base nessa observação, surge a questão principal deste estudo: “Como conduzir experimentos químicos para o ensino infantil usando materiais de fácil acesso?”.Com esse desafio em mente, o objetivo principal foi definido: explorar experimentos químicos usando materiais de baixo custo e conteúdos ligados a fenômenos cotidianos de fácil compreensão para aprimorar o processo educacional. Utilizando o livro “73 truques legais de ciências para surpreender seus amigos”, foram empregados materiais como balão, copo plástico, rolo de papel higiênico, limão, etc., demonstrando que é possível realizar experimentos com recursos acessíveis. Esta pesquisa foi realizada na E.M.E.I Professora Juracy A. Conceição, situada na cidade de Imperatriz-MA. Para alcançar esse objetivo, a pesquisa foi classificada como bibliográfica, pesquisa-ação, de campo e estudo de caso. As fases incluíram a coleta de informações bibliográficas, a preparação de uma aula focada no conteúdo do dia a dia e experimentação, perguntas foram feitas aos alunos após essa aula e a convergência dos resultados. Desta forma, destacamos que é viável introduzir conceitos químicos na educação infantil, de forma a estimular a curiosidade e a criatividade das crianças, além de auxiliar no processo de argumentação delas. Além disso, proporcionou uma compreensão mais aprofundada e abrangente dos conceitos aplicados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID15979_TB6237_27102024172219.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBSON SOARES DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "ROBSON" "autor_email" => "robson.araujo@uemasul.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113231 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6237 "inscrito_id" => 15979 "titulo" => "UTILIZANDO MATERIAIS COTI DIANOS PARA O ENSINO DE CONCEITOS QUÍMICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Em termos amplos, entendemos que o aprendizado das ciências é essencial para todos os indivíduos exercerem seus direitos e deveres como cidadãos. Isso é particularmente verdadeiro para as crianças, pois elas exibem um interesse natural pelos fenômenos que acontecem ao seu redor e buscam entender esses eventos. Assim, no âmbito da experimentação química, é importante que as crianças interajam mais com elementos lúdicos, utilizando experimentos químicos simples para elucidar fenômenos do dia a dia. Com base nessa observação, surge a questão principal deste estudo: “Como conduzir experimentos químicos para o ensino infantil usando materiais de fácil acesso?”.Com esse desafio em mente, o objetivo principal foi definido: explorar experimentos químicos usando materiais de baixo custo e conteúdos ligados a fenômenos cotidianos de fácil compreensão para aprimorar o processo educacional. Utilizando o livro “73 truques legais de ciências para surpreender seus amigos”, foram empregados materiais como balão, copo plástico, rolo de papel higiênico, limão, etc., demonstrando que é possível realizar experimentos com recursos acessíveis. Esta pesquisa foi realizada na E.M.E.I Professora Juracy A. Conceição, situada na cidade de Imperatriz-MA. Para alcançar esse objetivo, a pesquisa foi classificada como bibliográfica, pesquisa-ação, de campo e estudo de caso. As fases incluíram a coleta de informações bibliográficas, a preparação de uma aula focada no conteúdo do dia a dia e experimentação, perguntas foram feitas aos alunos após essa aula e a convergência dos resultados. Desta forma, destacamos que é viável introduzir conceitos químicos na educação infantil, de forma a estimular a curiosidade e a criatividade das crianças, além de auxiliar no processo de argumentação delas. Além disso, proporcionou uma compreensão mais aprofundada e abrangente dos conceitos aplicados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID15979_TB6237_27102024172219.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBSON SOARES DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "ROBSON" "autor_email" => "robson.araujo@uemasul.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }