A EDUCAÇÃO BRASILEIRA NOS ANOS INICIAIS DA VELHA REPÚBLICA (1890 - 1901): MARCAS HISTÓRICAS DO IDEÁRIO DAS REFORMAS BENJAMIN CONSTANT E EPITÁCIO PESSOA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113001 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5861 "inscrito_id" => 12573 "titulo" => "A EDUCAÇÃO BRASILEIRA NOS ANOS INICIAIS DA VELHA REPÚBLICA (1890 - 1901): MARCAS HISTÓRICAS DO IDEÁRIO DAS REFORMAS BENJAMIN CONSTANT E EPITÁCIO PESSOA" "resumo" => "O período histórico da Primeira República ou República Velha (1889-1930) foi marcado por intensas transformações na sociedade brasileira, quando se estabelecem os princípios pedagógicos que estruturaram a educação brasileira republicana. Neste campo, diferentes perspectivas ideológicas se propuseram a pensar a organização da educação, inclusive, com a consolidação de reformas educacionais, construídas por diferentes linhas do pensamento. O presente trabalho aborda o contexto histórico da primeira metade da República Velha e duas de suas primeiras reformas educacionais: Benjamin Constant (1890) e Epitácio Pessoa (1901), para, a partir da análise dos marcos definidos por estas reformas, compreender os rumos que se definira para a educação nacional. A relevância do presente estudo analítico se justifica pelo aporte crítico do pensamento que organizou estas reformas, (re)significando os princípios que nortearam a prática educacional republicana. Assim, objetiva-se, aqui, discutir as principais propostas e mudanças históricas no contexto nacional da educação brasileira empreendidas por intermédio dessas reformas, para se compreender o ideário que, à época, definiu a educação como uma ferramenta indispensável à formação de cidadãos e, consequentemente, à construção de um país aos moldes das nações republicanas positivistas. Para operar tal análise, adotamos a pesquisa bibliográfica e a análise de conteúdo de fontes documentais como principal viés metodológico. Com vistas à compreensão da dinâmica social e das mudanças que se operaram no período estudado - e sua influência ao longo do tempo -, acreditamos que a base conceitual pela qual optamos nos orienta ao entendimento da importância de se analisar a história a partir da abordagem das práticas, significados e valores culturais de uma determinada sociedade, em um recorte temporal, sendo assim, a presente pesquisa se fundamenta nas perspectivas teóricas da História Cultural e da História da Educação, sobretudo, a partir dos estudos de Peter Burke e Francisco Falcon." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12573_TB5861_27102024212156.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RHEBECCA SAMILLY TINOCO BARRETO" "autor_nome_curto" => "RHEBECCA" "autor_email" => "barretosamilly3@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113001 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5861 "inscrito_id" => 12573 "titulo" => "A EDUCAÇÃO BRASILEIRA NOS ANOS INICIAIS DA VELHA REPÚBLICA (1890 - 1901): MARCAS HISTÓRICAS DO IDEÁRIO DAS REFORMAS BENJAMIN CONSTANT E EPITÁCIO PESSOA" "resumo" => "O período histórico da Primeira República ou República Velha (1889-1930) foi marcado por intensas transformações na sociedade brasileira, quando se estabelecem os princípios pedagógicos que estruturaram a educação brasileira republicana. Neste campo, diferentes perspectivas ideológicas se propuseram a pensar a organização da educação, inclusive, com a consolidação de reformas educacionais, construídas por diferentes linhas do pensamento. O presente trabalho aborda o contexto histórico da primeira metade da República Velha e duas de suas primeiras reformas educacionais: Benjamin Constant (1890) e Epitácio Pessoa (1901), para, a partir da análise dos marcos definidos por estas reformas, compreender os rumos que se definira para a educação nacional. A relevância do presente estudo analítico se justifica pelo aporte crítico do pensamento que organizou estas reformas, (re)significando os princípios que nortearam a prática educacional republicana. Assim, objetiva-se, aqui, discutir as principais propostas e mudanças históricas no contexto nacional da educação brasileira empreendidas por intermédio dessas reformas, para se compreender o ideário que, à época, definiu a educação como uma ferramenta indispensável à formação de cidadãos e, consequentemente, à construção de um país aos moldes das nações republicanas positivistas. Para operar tal análise, adotamos a pesquisa bibliográfica e a análise de conteúdo de fontes documentais como principal viés metodológico. Com vistas à compreensão da dinâmica social e das mudanças que se operaram no período estudado - e sua influência ao longo do tempo -, acreditamos que a base conceitual pela qual optamos nos orienta ao entendimento da importância de se analisar a história a partir da abordagem das práticas, significados e valores culturais de uma determinada sociedade, em um recorte temporal, sendo assim, a presente pesquisa se fundamenta nas perspectivas teóricas da História Cultural e da História da Educação, sobretudo, a partir dos estudos de Peter Burke e Francisco Falcon." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12573_TB5861_27102024212156.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RHEBECCA SAMILLY TINOCO BARRETO" "autor_nome_curto" => "RHEBECCA" "autor_email" => "barretosamilly3@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }