O livro didático pode ser considerado uma das principais ferramentas pedagógicas do processo de ensino e aprendizagem. Para a escolha dos mesmos é necessário observar aqueles que apresentem além de conhecimentos específicos, aspectos imprescindíveis para formação cidadã chamados temas transversais. Dessa forma, configuram temáticas entendidas como questões de abordagem social urgente. Este trabalho possui como objetivo analisar como os temas transversais estão dispostos no livro didático da disciplina de Ciências do 6º ano do Ensino fundamental. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa (Chizotti, 2010) por meio da Análise Documental (Phillips, 1974) realizada no livro didático da disciplina de Ciências do 6º Ano do Ensino Fundamental da coleção Araribá Mais Ciências adotado nas escolas públicas da cidade de Bom Jesus-PI. Foram analisados todos os elementos que compõem o livro didático, tais como os textos introdutórios das unidades, as imagens, os textos complementares e os exercícios. Isso porque, a intenção foi identificar em quais desses elementos os temas transversais estão presentes levando em consideração as recomendações dos PCNs e da BNCC para a área de Ciências, assim como para os temas transversais. Os dados construídos foram analisados com base na Análise de Conteúdo (Bardin, 2011). De um modo geral o livro do 6º ano tem 220 pag. Propõe, 86 textos, 47 atividades e 30 imagens que fazem nexo com os temas transversais, integrando-o com os conteúdos conceitual em cada unidade. Nesse contexto, os temas que mais estiveram presentes foi meio ambiente e saúde. A partir dos resultados apresentados neste estudo, demonstraram que o livro didático do 6º apresenta questões para a reflexão individual e coletiva, dos temas transversais criando espaços para a realização de um ensino contextualizado, contribuindo para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem visando o exercício da cidadania.