Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERSONALIZAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO COM IA PARA ESTUDANTES SURDOS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108884
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 32
    "inscrito_id" => 1874
    "titulo" => "PERSONALIZAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO COM IA PARA ESTUDANTES SURDOS"
    "resumo" => "A personalização de material didático utilizando Inteligência Artificial (IA) representa uma inovação significativa no contexto do ensino de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para estudantes surdos. Este estudo busca explorar os benefícios e desafios associados a essa abordagem inovadora, analisando seu potencial impacto na aprendizagem e inclusão educacional. Seu refencial teórico fundamenta-se na interseção entre educação inclusiva, tecnologia e Libras, adotando uma abordagem teórica que reconhece a diversidade de estilos de aprendizagem entre estudantes surdos. A IA é empregada como ferramenta para personalizar o material didático, adaptando-o às necessidades individuais, preferências e ritmo de aprendizado. Os resultados preliminares indicam que a personalização de material didático com IA demonstra potencial para melhorar significativamente o processo de aprendizagem para estudantes surdos. Adicionalmente, este estudo destaca as amplas possibilidades que a personalização de material didático com IA oferece aos docentes neste contexto do ensino, ao fornecer insights detalhados que favoreça o processo individual dos alunos, os educadores podem adaptar suas abordagens pedagógicas de maneira mais eficaz, criando um ambiente de aprendizagem verdadeiramente centrado no estudante. A capacidade de ajustar estratégias de ensino em tempo real, com base em dados precisos, capacita os professores a responderem de maneira mais ágil às necessidades específicas de cada aluno, promovendo assim uma educação inclusiva e mais eficiente. Entretanto, desafios relacionados à implementação eficaz podem ser identificados, destacando a necessidade de refinamento contínuo nos algoritmos de personalização. Assim, este estudo destaca a promissora convergência entre a personalização de material didático com IA e o ensino de Libras para estudantes surdos. A IA possibilita uma transformação positiva na experiência educacional, enfatizando a importância de abordagens inclusivas e adaptativas para atender às diversas necessidades dos alunos. O refinamento contínuo dessas estratégias é essencial para promover uma educação verdadeiramente inclusiva e tecnologicamente avançada."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID1874_TB32_14102024213636.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MANOEL ANÓRIO APOLÔNIO FILHO"
    "autor_nome_curto" => "MANOEL"
    "autor_email" => "manoel_apolonio@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108884
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 32
    "inscrito_id" => 1874
    "titulo" => "PERSONALIZAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO COM IA PARA ESTUDANTES SURDOS"
    "resumo" => "A personalização de material didático utilizando Inteligência Artificial (IA) representa uma inovação significativa no contexto do ensino de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para estudantes surdos. Este estudo busca explorar os benefícios e desafios associados a essa abordagem inovadora, analisando seu potencial impacto na aprendizagem e inclusão educacional. Seu refencial teórico fundamenta-se na interseção entre educação inclusiva, tecnologia e Libras, adotando uma abordagem teórica que reconhece a diversidade de estilos de aprendizagem entre estudantes surdos. A IA é empregada como ferramenta para personalizar o material didático, adaptando-o às necessidades individuais, preferências e ritmo de aprendizado. Os resultados preliminares indicam que a personalização de material didático com IA demonstra potencial para melhorar significativamente o processo de aprendizagem para estudantes surdos. Adicionalmente, este estudo destaca as amplas possibilidades que a personalização de material didático com IA oferece aos docentes neste contexto do ensino, ao fornecer insights detalhados que favoreça o processo individual dos alunos, os educadores podem adaptar suas abordagens pedagógicas de maneira mais eficaz, criando um ambiente de aprendizagem verdadeiramente centrado no estudante. A capacidade de ajustar estratégias de ensino em tempo real, com base em dados precisos, capacita os professores a responderem de maneira mais ágil às necessidades específicas de cada aluno, promovendo assim uma educação inclusiva e mais eficiente. Entretanto, desafios relacionados à implementação eficaz podem ser identificados, destacando a necessidade de refinamento contínuo nos algoritmos de personalização. Assim, este estudo destaca a promissora convergência entre a personalização de material didático com IA e o ensino de Libras para estudantes surdos. A IA possibilita uma transformação positiva na experiência educacional, enfatizando a importância de abordagens inclusivas e adaptativas para atender às diversas necessidades dos alunos. O refinamento contínuo dessas estratégias é essencial para promover uma educação verdadeiramente inclusiva e tecnologicamente avançada."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID1874_TB32_14102024213636.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MANOEL ANÓRIO APOLÔNIO FILHO"
    "autor_nome_curto" => "MANOEL"
    "autor_email" => "manoel_apolonio@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A personalização de material didático utilizando Inteligência Artificial (IA) representa uma inovação significativa no contexto do ensino de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para estudantes surdos. Este estudo busca explorar os benefícios e desafios associados a essa abordagem inovadora, analisando seu potencial impacto na aprendizagem e inclusão educacional. Seu refencial teórico fundamenta-se na interseção entre educação inclusiva, tecnologia e Libras, adotando uma abordagem teórica que reconhece a diversidade de estilos de aprendizagem entre estudantes surdos. A IA é empregada como ferramenta para personalizar o material didático, adaptando-o às necessidades individuais, preferências e ritmo de aprendizado. Os resultados preliminares indicam que a personalização de material didático com IA demonstra potencial para melhorar significativamente o processo de aprendizagem para estudantes surdos. Adicionalmente, este estudo destaca as amplas possibilidades que a personalização de material didático com IA oferece aos docentes neste contexto do ensino, ao fornecer insights detalhados que favoreça o processo individual dos alunos, os educadores podem adaptar suas abordagens pedagógicas de maneira mais eficaz, criando um ambiente de aprendizagem verdadeiramente centrado no estudante. A capacidade de ajustar estratégias de ensino em tempo real, com base em dados precisos, capacita os professores a responderem de maneira mais ágil às necessidades específicas de cada aluno, promovendo assim uma educação inclusiva e mais eficiente. Entretanto, desafios relacionados à implementação eficaz podem ser identificados, destacando a necessidade de refinamento contínuo nos algoritmos de personalização. Assim, este estudo destaca a promissora convergência entre a personalização de material didático com IA e o ensino de Libras para estudantes surdos. A IA possibilita uma transformação positiva na experiência educacional, enfatizando a importância de abordagens inclusivas e adaptativas para atender às diversas necessidades dos alunos. O refinamento contínuo dessas estratégias é essencial para promover uma educação verdadeiramente inclusiva e tecnologicamente avançada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.