Na formação inicial do licenciando, a participação em um programa que contribui para a construção da identidade docente configura-se como um importante instrumento de formação e preparação teórico-prática para o exercício profissional. Nesse contexto, o envolvimento dos discentes dos cursos de licenciatura com as experiências oriundas do campo de atuação torna-se uma fonte de aprendizagem e capacitação para atuação futura, reverberando na troca de experiências, no trabalho colaborativo e na qualidade da formação inicial. No ensino de Biologia, a integração entre a teoria e a prática agrega mais ainda a ideia de um processo formativo coeso e promissor. O Programa Residência Pedagógica integra a Política Nacional de Formação de Professores nas Instituições de Ensino Superior (IES), promovendo o aperfeiçoamento da formação docente e do campo da prática em parceria com as redes públicas da educação básica. O trabalho proposto trata-se de um relato de experiência sobre como o Programa Residência Pedagógica agrega na aplicação prática dos conteúdos de Biologia nas turmas do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Acopiara, buscando avaliar qualitativamente o resultado das interações entre o residentes, os professores preceptores e os alunos mediante a imersão das aulas em sala e suas aplicações práticas.