HISTÓRIA EM EXPERIMENTOS: CAMINHOS POSSÍVEIS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113523 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6629 "inscrito_id" => 17356 "titulo" => "HISTÓRIA EM EXPERIMENTOS: CAMINHOS POSSÍVEIS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "resumo" => "A realidade que o mundo e o Brasil viveu nos últimos anos nos fez refletir sobre uma série de questões políticas, éticas e morais que estavam imbricadas no nosso cotidiano, nas diversas esferas que permeiam a nossa sociedade. Opiniões formadas a partir de informações pouco embasadas, e muitas vezes inverídicas passaram a fazer parte do nosso dia-dia social e escolar. Mesmo sendo questões já pautadas em nossa prática, parece-nos que neste momento elas foram desnudadas de qualquer coisa que as encobrissem. Nós, enquanto professoras que já carregamos a responsabilidade de formação política e social, nos deparamos com essas problemáticas em nossos ambientes de trabalho sendo agigantadas por discursos que estimulavam injustiças e preconceitos. Foi a partir dessa realidade que pensamos na formação de um grupo de trabalho/reflexivo motivado por experiências de estímulo artístico, envolvendo dança, dramatização, artes plásticas e principalmente o teatro para aprofundar os questionamentos iniciados em sala de aula e expressar essas problemáticas para serem discutidas por toda a comunidade escolar. O trabalho "Experimentos: Cenas do Cotidiano social na escola" é o resultado de algumas experiências desenvolvidas com alunos das escolas municipais Celestino Pimentel e Luiz Maranhão Filho, localizadas em bairros periféricos da cidade de Natal/RN. Nestas escolas, propomos atividades envolvendo temáticas importantes relacionadas a gênero, inclusão, liberdade de expressão, ditaduras, diversidade étnico-racial entre outras. Nosso fazer pedagógico foi sendo construído coletivamente a partir das problemáticas sociais que surgiam e se renovavam com as vivencias. Entendemos a importância do experimentar na escola como metodologia necessária a formação humana, mas sabemos também como essa proposta é desafiante e requer disponibilidade e planejamento. Mesmo diante das dificuldades, acreditamos e propomos o desafio enquanto professores de História, de encontrar meios para fortalecer a reflexão sobre a sociedade brasileira e seus problemas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID17356_TB6629_09062024174636.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA CRISTINA DA SILVA PATRICIO" "autor_nome_curto" => "ADRIANA" "autor_email" => "aadrycrys@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113523 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6629 "inscrito_id" => 17356 "titulo" => "HISTÓRIA EM EXPERIMENTOS: CAMINHOS POSSÍVEIS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "resumo" => "A realidade que o mundo e o Brasil viveu nos últimos anos nos fez refletir sobre uma série de questões políticas, éticas e morais que estavam imbricadas no nosso cotidiano, nas diversas esferas que permeiam a nossa sociedade. Opiniões formadas a partir de informações pouco embasadas, e muitas vezes inverídicas passaram a fazer parte do nosso dia-dia social e escolar. Mesmo sendo questões já pautadas em nossa prática, parece-nos que neste momento elas foram desnudadas de qualquer coisa que as encobrissem. Nós, enquanto professoras que já carregamos a responsabilidade de formação política e social, nos deparamos com essas problemáticas em nossos ambientes de trabalho sendo agigantadas por discursos que estimulavam injustiças e preconceitos. Foi a partir dessa realidade que pensamos na formação de um grupo de trabalho/reflexivo motivado por experiências de estímulo artístico, envolvendo dança, dramatização, artes plásticas e principalmente o teatro para aprofundar os questionamentos iniciados em sala de aula e expressar essas problemáticas para serem discutidas por toda a comunidade escolar. O trabalho "Experimentos: Cenas do Cotidiano social na escola" é o resultado de algumas experiências desenvolvidas com alunos das escolas municipais Celestino Pimentel e Luiz Maranhão Filho, localizadas em bairros periféricos da cidade de Natal/RN. Nestas escolas, propomos atividades envolvendo temáticas importantes relacionadas a gênero, inclusão, liberdade de expressão, ditaduras, diversidade étnico-racial entre outras. Nosso fazer pedagógico foi sendo construído coletivamente a partir das problemáticas sociais que surgiam e se renovavam com as vivencias. Entendemos a importância do experimentar na escola como metodologia necessária a formação humana, mas sabemos também como essa proposta é desafiante e requer disponibilidade e planejamento. Mesmo diante das dificuldades, acreditamos e propomos o desafio enquanto professores de História, de encontrar meios para fortalecer a reflexão sobre a sociedade brasileira e seus problemas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID17356_TB6629_09062024174636.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA CRISTINA DA SILVA PATRICIO" "autor_nome_curto" => "ADRIANA" "autor_email" => "aadrycrys@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }