DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO DIGITAL CRÍTICO DE ESTUDANTES NA DISCIPLINA DE LÍNGUA INGLESA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112194 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4722 "inscrito_id" => 12674 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO DIGITAL CRÍTICO DE ESTUDANTES NA DISCIPLINA DE LÍNGUA INGLESA" "resumo" => "A necessidade de reinvenção dos professores diante das demandas do ensino remoto emergencial impostas pela pandemia da COVID-19, levou à urgência em aprender e/ou aprimorar nossas habilidades a fim de ter o contato com estudantes mediado por tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Muitos professores desenvolveram um trabalho imensamente prolífico e rico durante esse período. Entretanto, essa produção parece ter se detido ao período do ensino remoto, sendo interrompida pelas demandas requeridas pelo retorno ao ensino presencial. O interesse da presente pesquisa surge da carência de material de referência acerca das possíveis mudanças no uso das TDIC após o referido período, fazendo-se necessário investigar os novos rumos do trabalho mediado por tecnologias. O objetivo geral do estudo é difundir práticas pedagógicas que visem propiciar o desenvolvimento do letramento digital crítico de estudantes de língua inglesa na educação básica, ou seja, a capacidade de utilizar de forma consciente e reflexiva as tecnologias digitais para a produção, análise e interpretação de textos na disciplina. A pesquisa adota metodologia qualitativa, por meio de elementos da pesquisa-ação, com análise de conteúdo dos dados gerados por meio de questionário online semiaberto respondido por professores/as de Língua Inglesa da Educação Básica do estado do Rio de Janeiro, com o intuito de investigar os impactos da utilização de TDIC no trabalho pedagógico realizado por tais participantes. A análise inicial dos questionários, ainda em processo de aplicação, indica um aumento no conhecimento dos professores sobre o uso das TDIC no ensino. Observa-se também uma tendência à diminuição da utilização das TDIC no período de retorno das atividades presenciais. Com os resultados desta pesquisa, reforçamos a importância de uma abordagem pedagógica que seja sensível às demandas e desafios do mundo digital em constante evolução, além de visarmos o aproveitamento positivo de um legado do período pandêmico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID12674_TB4722_22052024132549.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA PENHA DIAS DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "AMANDA" "autor_email" => "amandapenha7@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112194 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4722 "inscrito_id" => 12674 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO DIGITAL CRÍTICO DE ESTUDANTES NA DISCIPLINA DE LÍNGUA INGLESA" "resumo" => "A necessidade de reinvenção dos professores diante das demandas do ensino remoto emergencial impostas pela pandemia da COVID-19, levou à urgência em aprender e/ou aprimorar nossas habilidades a fim de ter o contato com estudantes mediado por tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Muitos professores desenvolveram um trabalho imensamente prolífico e rico durante esse período. Entretanto, essa produção parece ter se detido ao período do ensino remoto, sendo interrompida pelas demandas requeridas pelo retorno ao ensino presencial. O interesse da presente pesquisa surge da carência de material de referência acerca das possíveis mudanças no uso das TDIC após o referido período, fazendo-se necessário investigar os novos rumos do trabalho mediado por tecnologias. O objetivo geral do estudo é difundir práticas pedagógicas que visem propiciar o desenvolvimento do letramento digital crítico de estudantes de língua inglesa na educação básica, ou seja, a capacidade de utilizar de forma consciente e reflexiva as tecnologias digitais para a produção, análise e interpretação de textos na disciplina. A pesquisa adota metodologia qualitativa, por meio de elementos da pesquisa-ação, com análise de conteúdo dos dados gerados por meio de questionário online semiaberto respondido por professores/as de Língua Inglesa da Educação Básica do estado do Rio de Janeiro, com o intuito de investigar os impactos da utilização de TDIC no trabalho pedagógico realizado por tais participantes. A análise inicial dos questionários, ainda em processo de aplicação, indica um aumento no conhecimento dos professores sobre o uso das TDIC no ensino. Observa-se também uma tendência à diminuição da utilização das TDIC no período de retorno das atividades presenciais. Com os resultados desta pesquisa, reforçamos a importância de uma abordagem pedagógica que seja sensível às demandas e desafios do mundo digital em constante evolução, além de visarmos o aproveitamento positivo de um legado do período pandêmico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID12674_TB4722_22052024132549.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA PENHA DIAS DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "AMANDA" "autor_email" => "amandapenha7@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }