EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA ANÁLISE SOBRE A DESIGUALDADE ÉTNICO-RACIAL NO MACIÇO DE BATURITÉ/CE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109325 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 653 "inscrito_id" => 5141 "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA ANÁLISE SOBRE A DESIGUALDADE ÉTNICO-RACIAL NO MACIÇO DE BATURITÉ/CE" "resumo" => "A educação de jovens e adultos promove às pessoas que não tiveram oportunidades de ingressar ou não deram continuidade aos estudos na idade regular durante o período colonial e depois da colonização por certas razões, retornaram aos bancos escolares. Muitos países adotaram a modalidade EJA para atender as necessidades desses adultos e reduzir o número de analfabetos. Nesse sentido, o presente estudo visa discutir a desigualdade étnico-racial, na perspectiva das relações entre os estudantes das turmas de EJA do Maciço de Baturité, localizado no interior do Ceará. Os dados do Censo da Educação Básica (INEP, 2022) apontam para a realidade racial de negros autodeclarados na matrícula escolar como maioria do público nas salas de aula da modalidade. A questão problematizadora do trabalho parte de conhecer os motivos do retorno à escola com base na pergunta: “Por que você [estudante] resolveu retornar seus estudos na EJA?”. A metodologia adotada na pesquisa qualitativa pauta-se numa abordagem do tipo exploratória, cuja coleta de dados será feita em conversas, gravadas em áudio, com estudantes do ensino fundamental da EJA. A análise será feita com base na interpretação dos registros de falas deixadas nas gravações que auxiliarão no desvelamento da pesquisa. Em função disso, como contribuições teóricas que embasam o estudo estão os trabalhos de Paulo Freire (1989), Sérgio Guimarães (2011), Oliveira, Ferreira (2012), Silveira, Costa e Martins (2022) que vão discutir importantes questões voltadas para a realidade da EJA no Maciço de Baturité, em especial. Um dos achados preliminares da pesquisa mostraram que, embora os negros sejam a maioria das pessoas que estão nas salas de aula da modalidade, a escola, os conteúdos, o trabalho desenvolvido no âmbito do currículo e as próprias relações interpessoais entre estudantes-professores, estudantes-gestão ainda reproduzem o racismo e as desigualdades pedagógicas quando ligadas ao processo de ensino e aprendizagem e desconsideram as temáticas fundamentais à formação de valores anti-racistas e humanos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID5141_TB653_28042024193740.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TIAGO M'BOTO" "autor_nome_curto" => "Tiago M'boto" "autor_email" => "bicabaltenancabi93@aluno.unilab.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109325 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 653 "inscrito_id" => 5141 "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA ANÁLISE SOBRE A DESIGUALDADE ÉTNICO-RACIAL NO MACIÇO DE BATURITÉ/CE" "resumo" => "A educação de jovens e adultos promove às pessoas que não tiveram oportunidades de ingressar ou não deram continuidade aos estudos na idade regular durante o período colonial e depois da colonização por certas razões, retornaram aos bancos escolares. Muitos países adotaram a modalidade EJA para atender as necessidades desses adultos e reduzir o número de analfabetos. Nesse sentido, o presente estudo visa discutir a desigualdade étnico-racial, na perspectiva das relações entre os estudantes das turmas de EJA do Maciço de Baturité, localizado no interior do Ceará. Os dados do Censo da Educação Básica (INEP, 2022) apontam para a realidade racial de negros autodeclarados na matrícula escolar como maioria do público nas salas de aula da modalidade. A questão problematizadora do trabalho parte de conhecer os motivos do retorno à escola com base na pergunta: “Por que você [estudante] resolveu retornar seus estudos na EJA?”. A metodologia adotada na pesquisa qualitativa pauta-se numa abordagem do tipo exploratória, cuja coleta de dados será feita em conversas, gravadas em áudio, com estudantes do ensino fundamental da EJA. A análise será feita com base na interpretação dos registros de falas deixadas nas gravações que auxiliarão no desvelamento da pesquisa. Em função disso, como contribuições teóricas que embasam o estudo estão os trabalhos de Paulo Freire (1989), Sérgio Guimarães (2011), Oliveira, Ferreira (2012), Silveira, Costa e Martins (2022) que vão discutir importantes questões voltadas para a realidade da EJA no Maciço de Baturité, em especial. Um dos achados preliminares da pesquisa mostraram que, embora os negros sejam a maioria das pessoas que estão nas salas de aula da modalidade, a escola, os conteúdos, o trabalho desenvolvido no âmbito do currículo e as próprias relações interpessoais entre estudantes-professores, estudantes-gestão ainda reproduzem o racismo e as desigualdades pedagógicas quando ligadas ao processo de ensino e aprendizagem e desconsideram as temáticas fundamentais à formação de valores anti-racistas e humanos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID5141_TB653_28042024193740.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TIAGO M'BOTO" "autor_nome_curto" => "Tiago M'boto" "autor_email" => "bicabaltenancabi93@aluno.unilab.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }