O corrente trabalho teve como propósitos perscrutar de que forma o patrimônio histórico e cultural regional e local pode ser abordado na rotina da aula, a fim de contribuir para a formação cidadã e humana dos educandos e conhecer estratégias de ensino utilizadas em sala de aula para o estudo dos índices educacionais da cidade de Princesa Isabel, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como método, utilizou-se a pesquisa exploratória, de campo e bibliográfica. Menciona-se que, os dados coletados em campo ocorreu por meio de observações na rede e entrevistas, com professores e gestores das séries iniciais. Culminou-se que, a Instituição escolar, bem como a Rede municipal de Educação, buscam fomentar o letramento e o ensino significativo na rotina da matemática em sala de aula, os quais contribuem para a formação intelectual e social do aluno. Concluiu-se, ainda, que os professores aplicam o passo a passo da rotina completo na Rede pesquisada, sendo isto o que está previsto em documentos e debatidos em fundamentação teórica por autorees renomados da área. A rotina do ensino da matemática é dada no seguinte formato: Apresentação de uma situação desafiadora, aonde o professor introduz uma pequena problematização sobre o objeto do conhecimento em questão e o corpo discente expõe suas experiências do meio, jogo lúdico com material manipulável e por último o exercício de aplicabilidade. Comprovadamente, o Município observado tem obtido excelentes índices na Educação, de acordo com fontes fidedignas de monitoramento. A relevância deste trabalho se justifica pela abrangência do Programa Educar pra Valer da ABC, (A Bem Comum), e Alfabetiza Mais Paraíba, programas que acompanham e norteiam este trabalho e consoante aos mesmos, Princesa Isabel se destaca pelo trabalho exercido com o melhor IDEB do Estado da Paraíba.