SABERES DA EXPERIÊNCIA DE UM ESTUDANTE EM TRANSIÇÃO DE GÊNERO NA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA NARRAÇÃO AUTOBIOGRÁFICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110897 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2848 "inscrito_id" => 9344 "titulo" => "SABERES DA EXPERIÊNCIA DE UM ESTUDANTE EM TRANSIÇÃO DE GÊNERO NA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA NARRAÇÃO AUTOBIOGRÁFICA" "resumo" => "Atendendo a necessidade que a Educação Física (EF) tem em incorporar e acolher as diversidades corporais e de gênero na formação inicial de professores, o objetivo deste estudo foi compreender as experiências vividas e os saberes produzidos por um estudante em transição de gênero no curso de formação em EF da UFAL. Ele foi desenvolvido em formato autobiográfico, trazendo a narrativa da minha vivência enquanto homem Trans durante os sete anos dentro do curso de graduação em EF Licenciatura, a fim de trazer uma reflexão profunda sobre as violências e exclusões que sofri nos espaços educacionais e dentro do Instituto de Educação Física e Esporte (IEFE) da UFAL. Organizei as discussões daquilo que entendi como achados deste estudo nos seguintes tópicos: 1) Formação docente em Educação Física e Transgeneridade; em que problematizo o fato da não predominância, no curso de EF, da formação política dos professores, o que impacta diretamente nas relações sociais e culturais. 2) Transição de gênero e sociedade; no qual trago os aspectos da transição para além de mim, incluindo também as pessoas ao meu redor nesse processo de transição, e afirmo a importância da escuta ativa das histórias de vidas de pessoas Trans como fontes de informações e saberes. 3) Acessibilidade Sistêmica e Estrutural; tópico em que destaco a importância da construção de aulas e espaços seguros e acolhedores que permitam a inclusão efetiva de pessoas Trans dentro do curso de EF. 4) Identidade a partir da diáspora; temática na qual ressalto os saberes e a formação da minha identidade a partir das narrativas e vivências que tive durante minha graduação em EF. Compreendi como fundamental manifestar proposições em prol de imediatas revoluções sociais, educacionais e políticas como forma de tornar o mundo um lugar de direito de todas/os." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9344_TB2848_14052024220100.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THOMAS NOAH TYSAJ" "autor_nome_curto" => "THOMAS TYSAJ" "autor_email" => "thomasnoahtysaj@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110897 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2848 "inscrito_id" => 9344 "titulo" => "SABERES DA EXPERIÊNCIA DE UM ESTUDANTE EM TRANSIÇÃO DE GÊNERO NA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA NARRAÇÃO AUTOBIOGRÁFICA" "resumo" => "Atendendo a necessidade que a Educação Física (EF) tem em incorporar e acolher as diversidades corporais e de gênero na formação inicial de professores, o objetivo deste estudo foi compreender as experiências vividas e os saberes produzidos por um estudante em transição de gênero no curso de formação em EF da UFAL. Ele foi desenvolvido em formato autobiográfico, trazendo a narrativa da minha vivência enquanto homem Trans durante os sete anos dentro do curso de graduação em EF Licenciatura, a fim de trazer uma reflexão profunda sobre as violências e exclusões que sofri nos espaços educacionais e dentro do Instituto de Educação Física e Esporte (IEFE) da UFAL. Organizei as discussões daquilo que entendi como achados deste estudo nos seguintes tópicos: 1) Formação docente em Educação Física e Transgeneridade; em que problematizo o fato da não predominância, no curso de EF, da formação política dos professores, o que impacta diretamente nas relações sociais e culturais. 2) Transição de gênero e sociedade; no qual trago os aspectos da transição para além de mim, incluindo também as pessoas ao meu redor nesse processo de transição, e afirmo a importância da escuta ativa das histórias de vidas de pessoas Trans como fontes de informações e saberes. 3) Acessibilidade Sistêmica e Estrutural; tópico em que destaco a importância da construção de aulas e espaços seguros e acolhedores que permitam a inclusão efetiva de pessoas Trans dentro do curso de EF. 4) Identidade a partir da diáspora; temática na qual ressalto os saberes e a formação da minha identidade a partir das narrativas e vivências que tive durante minha graduação em EF. Compreendi como fundamental manifestar proposições em prol de imediatas revoluções sociais, educacionais e políticas como forma de tornar o mundo um lugar de direito de todas/os." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9344_TB2848_14052024220100.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THOMAS NOAH TYSAJ" "autor_nome_curto" => "THOMAS TYSAJ" "autor_email" => "thomasnoahtysaj@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }