POTENCIAL DIDÁTICO DA PRODUÇÃO DE PODCASTS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE BIOLOGIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110821 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2732 "inscrito_id" => 9259 "titulo" => "POTENCIAL DIDÁTICO DA PRODUÇÃO DE PODCASTS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE BIOLOGIA" "resumo" => "O trabalho analisa os contributos de duas experiências formativas para o uso de podcasts no ensino de Biologia, como estratégia e como recurso. A primeira experiência foi realizada na formação inicial junto a estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará como atividade de Prática como Componente Curricular. A segunda experiência foi realizada junto a professores em exercício na educação básica da rede pública de ensino do estado do Ceará e em formação continuada no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO/UECE). Em ambas as experiências, os participantes tiveram uma formação teórica sobre o conceito de podcast enquanto um gênero discursivo oral, os possíveis formatos (entrevista, informativo, storytelling, bate papo, dentre outros) e as potencialidades didáticas. Os podcasts já disponíveis para acesso em diversas plataformas, muitas delas gratuitas, podem ser utilizados como recursos em aulas pelo professor. Entretanto, a aprendizagem de objetos de conhecimento específicos da Biologia é potencializada no caso dos educadores envolverem os estudantes na elaboração de podcasts. Por isso, em ambas as experiências, os licenciandos e os professores-mestrandos experienciaram a elaboração de um podcast. No caso da experiência com licenciandos, foram pré-estabelecidos temas baseados em objetos de conhecimento do Documento Curricular Referencial do Ceará elaboradas à luz da BNCC para que os estudantes produzissem os podcasts. No caso do ensino superior, foram indicadas leituras de artigos científicos que foram transpostas para o formato de podcast. Após a elaboração, os podcasts foram organizados em uma playlist e reproduzida junto ao coletivo de estudantes de cada uma das experiências formativas e discutiu-se os potenciais e dificuldades para uso dessa estratégia em sala de aula. Desse modo, espera-se que esse trabalho contribua para fomentar o uso de podcasts entre os professores de Biologia, sobretudo a estratégia de elaboração de podcasts pelos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9259_TB2732_27102024171454.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAXWELL LUIZ DA PONTE" "autor_nome_curto" => "Maxwell" "autor_email" => "maxwell.ponte@uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110821 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2732 "inscrito_id" => 9259 "titulo" => "POTENCIAL DIDÁTICO DA PRODUÇÃO DE PODCASTS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE BIOLOGIA" "resumo" => "O trabalho analisa os contributos de duas experiências formativas para o uso de podcasts no ensino de Biologia, como estratégia e como recurso. A primeira experiência foi realizada na formação inicial junto a estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará como atividade de Prática como Componente Curricular. A segunda experiência foi realizada junto a professores em exercício na educação básica da rede pública de ensino do estado do Ceará e em formação continuada no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO/UECE). Em ambas as experiências, os participantes tiveram uma formação teórica sobre o conceito de podcast enquanto um gênero discursivo oral, os possíveis formatos (entrevista, informativo, storytelling, bate papo, dentre outros) e as potencialidades didáticas. Os podcasts já disponíveis para acesso em diversas plataformas, muitas delas gratuitas, podem ser utilizados como recursos em aulas pelo professor. Entretanto, a aprendizagem de objetos de conhecimento específicos da Biologia é potencializada no caso dos educadores envolverem os estudantes na elaboração de podcasts. Por isso, em ambas as experiências, os licenciandos e os professores-mestrandos experienciaram a elaboração de um podcast. No caso da experiência com licenciandos, foram pré-estabelecidos temas baseados em objetos de conhecimento do Documento Curricular Referencial do Ceará elaboradas à luz da BNCC para que os estudantes produzissem os podcasts. No caso do ensino superior, foram indicadas leituras de artigos científicos que foram transpostas para o formato de podcast. Após a elaboração, os podcasts foram organizados em uma playlist e reproduzida junto ao coletivo de estudantes de cada uma das experiências formativas e discutiu-se os potenciais e dificuldades para uso dessa estratégia em sala de aula. Desse modo, espera-se que esse trabalho contribua para fomentar o uso de podcasts entre os professores de Biologia, sobretudo a estratégia de elaboração de podcasts pelos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9259_TB2732_27102024171454.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAXWELL LUIZ DA PONTE" "autor_nome_curto" => "Maxwell" "autor_email" => "maxwell.ponte@uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }