Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICA INVESTIGATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA: ESTRATÉGIAS EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110200
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1891
    "inscrito_id" => 2407
    "titulo" => "PRÁTICA INVESTIGATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA: ESTRATÉGIAS EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo relatar prática investigativa a estudantes do 1º ano do Ensino Médio, o objetivo é contribuir com a construção de aulas didáticas e contextualizadas, promovendo estratégias que construam a fundamentação teórica na prática, de modo que o estudante possa assimilar e construir sua aprendizagem baseando-se em conceitos químicos/científicos que seriam previamente pesquisados e investigados ao comando docente. Sendo importante destacar que a prática investigativa colabora com o protagonismo do estudante fazendo com que, através da geração de momentos de reflexões/ desafios e estudo sendo embasados em práticas de leitura, pesquisa de conceitos específicos na área de Ciências da Natureza, assimilação de conceitos, debates e desafios propostos pelo docente fazendo com que o estudante seja formado de modo integral, contribuindo tanto com seu conhecimento cognitivo quando com suas competências socioemocionais. O objeto de conhecimento selecionado a ser investigado abordou a temática Misturas e Soluções com experimentações simples, além de contemplar os níveis microscópicos e comportamental das partículas partindo de uma metodologia na qual o docente incentiva a realização de questionamentos orais e escritos, em situações como adicionar soluto no solvente, especificando nomes/conceitos específicos (solvente, solução, solução, homogênea, heterogênea, densidade, dissolução , solubilidade e cálculos), o docente desafia o discente com situações simples ,utilizando materiais do cotidiano como água, areia , sal. mas que necessitam de aprofundamentos e construção de conceitos, proposições de interação com os materiais, avaliando a coerência das respostas quando sendo desafiado a responder e questionar as situações de modo oral, avaliando a coerência e fundamentação das explicações dos estudantes, tanto em nível micro quanto macroscópicos, a proposta de atividade contribui para aulas mais dinâmicas onde o estudante é o protagonista, e aplica seus conhecimentos no protagonismo e aprendizagem ativa e significativa de ações educacionais investigativas;"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID2407_TB1891_15062024114702.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CLARICIA DOS SANTOS COSTA"
    "autor_nome_curto" => "CLARICIA COSTA"
    "autor_email" => "anaclarici@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110200
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1891
    "inscrito_id" => 2407
    "titulo" => "PRÁTICA INVESTIGATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA: ESTRATÉGIAS EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo relatar prática investigativa a estudantes do 1º ano do Ensino Médio, o objetivo é contribuir com a construção de aulas didáticas e contextualizadas, promovendo estratégias que construam a fundamentação teórica na prática, de modo que o estudante possa assimilar e construir sua aprendizagem baseando-se em conceitos químicos/científicos que seriam previamente pesquisados e investigados ao comando docente. Sendo importante destacar que a prática investigativa colabora com o protagonismo do estudante fazendo com que, através da geração de momentos de reflexões/ desafios e estudo sendo embasados em práticas de leitura, pesquisa de conceitos específicos na área de Ciências da Natureza, assimilação de conceitos, debates e desafios propostos pelo docente fazendo com que o estudante seja formado de modo integral, contribuindo tanto com seu conhecimento cognitivo quando com suas competências socioemocionais. O objeto de conhecimento selecionado a ser investigado abordou a temática Misturas e Soluções com experimentações simples, além de contemplar os níveis microscópicos e comportamental das partículas partindo de uma metodologia na qual o docente incentiva a realização de questionamentos orais e escritos, em situações como adicionar soluto no solvente, especificando nomes/conceitos específicos (solvente, solução, solução, homogênea, heterogênea, densidade, dissolução , solubilidade e cálculos), o docente desafia o discente com situações simples ,utilizando materiais do cotidiano como água, areia , sal. mas que necessitam de aprofundamentos e construção de conceitos, proposições de interação com os materiais, avaliando a coerência das respostas quando sendo desafiado a responder e questionar as situações de modo oral, avaliando a coerência e fundamentação das explicações dos estudantes, tanto em nível micro quanto macroscópicos, a proposta de atividade contribui para aulas mais dinâmicas onde o estudante é o protagonista, e aplica seus conhecimentos no protagonismo e aprendizagem ativa e significativa de ações educacionais investigativas;"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID2407_TB1891_15062024114702.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CLARICIA DOS SANTOS COSTA"
    "autor_nome_curto" => "CLARICIA COSTA"
    "autor_email" => "anaclarici@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo relatar prática investigativa a estudantes do 1º ano do Ensino Médio, o objetivo é contribuir com a construção de aulas didáticas e contextualizadas, promovendo estratégias que construam a fundamentação teórica na prática, de modo que o estudante possa assimilar e construir sua aprendizagem baseando-se em conceitos químicos/científicos que seriam previamente pesquisados e investigados ao comando docente. Sendo importante destacar que a prática investigativa colabora com o protagonismo do estudante fazendo com que, através da geração de momentos de reflexões/ desafios e estudo sendo embasados em práticas de leitura, pesquisa de conceitos específicos na área de Ciências da Natureza, assimilação de conceitos, debates e desafios propostos pelo docente fazendo com que o estudante seja formado de modo integral, contribuindo tanto com seu conhecimento cognitivo quando com suas competências socioemocionais. O objeto de conhecimento selecionado a ser investigado abordou a temática Misturas e Soluções com experimentações simples, além de contemplar os níveis microscópicos e comportamental das partículas partindo de uma metodologia na qual o docente incentiva a realização de questionamentos orais e escritos, em situações como adicionar soluto no solvente, especificando nomes/conceitos específicos (solvente, solução, solução, homogênea, heterogênea, densidade, dissolução , solubilidade e cálculos), o docente desafia o discente com situações simples ,utilizando materiais do cotidiano como água, areia , sal. mas que necessitam de aprofundamentos e construção de conceitos, proposições de interação com os materiais, avaliando a coerência das respostas quando sendo desafiado a responder e questionar as situações de modo oral, avaliando a coerência e fundamentação das explicações dos estudantes, tanto em nível micro quanto macroscópicos, a proposta de atividade contribui para aulas mais dinâmicas onde o estudante é o protagonista, e aplica seus conhecimentos no protagonismo e aprendizagem ativa e significativa de ações educacionais investigativas;

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.