O presente trabalho tem como intuito socializar os resultados de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade (PPGED/UNEB) que apresenta discussões acerca da formação leitora e das práticas de leitura que ocorrem nas comunidades dos booktubers e dos booktokers nas redes socias Youtube e Tiktok. Uma vez que o cenário envolto pelo uso frequente das Tecnologias Digitais e da Internet geraram implicações no cotidiano das pessoas, no seu modo de escrever, falar, se comunicar, principalmente o público jovem e adolescente, a pesquisa procurou compreender como as práticas de leitura realizada nessas comunidades podem contribuir na formação de leitores/as literários. A pesquisa possui um caráter qualitativo, ancorada no método netnográfico e levou em consideração a seleção de três canais no Youtube e dois perfis no Tiktok para análise das práticas e atividades de leitura, assim como observou-se os comentários e as interações dos/as interactantes realizadas nos canais e perfis. A análise dos dados ocorreu por meio de passos analíticos da própria netnografia, que envolve codificação, anotações, abstração e comparação, verificação e refinamento, generalização e teorização. Para embasamento teórico discutiu-se os eixos temáticos leitura literária e formação leitora, na perspectiva de Cândido (2011), Yunes (1995), Petit (2009), Santaella (2004), Chartier (1994,1998, 2002) e Cosson (2009), e cibercultura e ambiente digital, no viés de Castels (2003), Dizard (2000), Levy (1999), Moreli (2017) e Jenkins (2009).Os resultados indicaram que as práticas de leitura literária das comunidades inauguraram formas diferentes de tratar o texto literário no ambiente virtual, envolvendo os/as leitores nas experiências diversas de contato com o livro e o universo literário. Como produto da investigação, foi criado um perfil na rede social do TikTok, para promoção de discussões sobre livros e literatura.