Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INFLUENCERS LITERÁRIOS: UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS DE LEITURA COMPARTILHADAS ATRAVÉS DOS BOOKTUBERS E BOOKTOKERS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111624
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3893
    "inscrito_id" => 12712
    "titulo" => "INFLUENCERS LITERÁRIOS: UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS DE LEITURA COMPARTILHADAS ATRAVÉS DOS BOOKTUBERS E BOOKTOKERS"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como intuito socializar os resultados de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade (PPGED/UNEB) que apresenta discussões acerca da formação leitora e das práticas de leitura que ocorrem nas comunidades dos booktubers e dos booktokers nas redes socias Youtube e Tiktok. Uma vez que o cenário envolto pelo uso frequente das Tecnologias Digitais e da Internet geraram implicações no cotidiano das pessoas, no seu modo de escrever, falar, se comunicar, principalmente o público jovem e adolescente, a pesquisa procurou compreender como as práticas de leitura realizada nessas comunidades podem contribuir na formação de leitores/as literários. A pesquisa possui um caráter qualitativo, ancorada no método netnográfico e levou em consideração a seleção de três canais no Youtube e dois perfis no Tiktok para análise das práticas e atividades de leitura, assim como observou-se os comentários e as interações dos/as interactantes realizadas nos canais e perfis. A análise dos dados ocorreu por meio de passos analíticos da própria netnografia, que envolve codificação, anotações, abstração e comparação, verificação e refinamento, generalização e teorização. Para embasamento teórico discutiu-se os eixos temáticos leitura literária e formação leitora, na perspectiva de Cândido (2011), Yunes (1995), Petit (2009), Santaella (2004), Chartier (1994,1998, 2002) e Cosson (2009), e cibercultura e ambiente digital, no viés de Castels (2003), Dizard (2000), Levy (1999), Moreli (2017) e Jenkins (2009).Os resultados indicaram que as práticas de leitura literária das comunidades inauguraram formas diferentes de tratar o texto literário no ambiente virtual, envolvendo os/as leitores nas experiências diversas de contato com o livro e o universo literário. Como produto da investigação, foi criado um perfil na rede social do TikTok, para promoção de discussões sobre livros e literatura."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12712_TB3893_26102024122740.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IONE ARAÚJO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "IONE ARAUJO"
    "autor_email" => "ion3santos@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111624
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3893
    "inscrito_id" => 12712
    "titulo" => "INFLUENCERS LITERÁRIOS: UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS DE LEITURA COMPARTILHADAS ATRAVÉS DOS BOOKTUBERS E BOOKTOKERS"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como intuito socializar os resultados de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade (PPGED/UNEB) que apresenta discussões acerca da formação leitora e das práticas de leitura que ocorrem nas comunidades dos booktubers e dos booktokers nas redes socias Youtube e Tiktok. Uma vez que o cenário envolto pelo uso frequente das Tecnologias Digitais e da Internet geraram implicações no cotidiano das pessoas, no seu modo de escrever, falar, se comunicar, principalmente o público jovem e adolescente, a pesquisa procurou compreender como as práticas de leitura realizada nessas comunidades podem contribuir na formação de leitores/as literários. A pesquisa possui um caráter qualitativo, ancorada no método netnográfico e levou em consideração a seleção de três canais no Youtube e dois perfis no Tiktok para análise das práticas e atividades de leitura, assim como observou-se os comentários e as interações dos/as interactantes realizadas nos canais e perfis. A análise dos dados ocorreu por meio de passos analíticos da própria netnografia, que envolve codificação, anotações, abstração e comparação, verificação e refinamento, generalização e teorização. Para embasamento teórico discutiu-se os eixos temáticos leitura literária e formação leitora, na perspectiva de Cândido (2011), Yunes (1995), Petit (2009), Santaella (2004), Chartier (1994,1998, 2002) e Cosson (2009), e cibercultura e ambiente digital, no viés de Castels (2003), Dizard (2000), Levy (1999), Moreli (2017) e Jenkins (2009).Os resultados indicaram que as práticas de leitura literária das comunidades inauguraram formas diferentes de tratar o texto literário no ambiente virtual, envolvendo os/as leitores nas experiências diversas de contato com o livro e o universo literário. Como produto da investigação, foi criado um perfil na rede social do TikTok, para promoção de discussões sobre livros e literatura."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12712_TB3893_26102024122740.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IONE ARAÚJO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "IONE ARAUJO"
    "autor_email" => "ion3santos@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho tem como intuito socializar os resultados de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade (PPGED/UNEB) que apresenta discussões acerca da formação leitora e das práticas de leitura que ocorrem nas comunidades dos booktubers e dos booktokers nas redes socias Youtube e Tiktok. Uma vez que o cenário envolto pelo uso frequente das Tecnologias Digitais e da Internet geraram implicações no cotidiano das pessoas, no seu modo de escrever, falar, se comunicar, principalmente o público jovem e adolescente, a pesquisa procurou compreender como as práticas de leitura realizada nessas comunidades podem contribuir na formação de leitores/as literários. A pesquisa possui um caráter qualitativo, ancorada no método netnográfico e levou em consideração a seleção de três canais no Youtube e dois perfis no Tiktok para análise das práticas e atividades de leitura, assim como observou-se os comentários e as interações dos/as interactantes realizadas nos canais e perfis. A análise dos dados ocorreu por meio de passos analíticos da própria netnografia, que envolve codificação, anotações, abstração e comparação, verificação e refinamento, generalização e teorização. Para embasamento teórico discutiu-se os eixos temáticos leitura literária e formação leitora, na perspectiva de Cândido (2011), Yunes (1995), Petit (2009), Santaella (2004), Chartier (1994,1998, 2002) e Cosson (2009), e cibercultura e ambiente digital, no viés de Castels (2003), Dizard (2000), Levy (1999), Moreli (2017) e Jenkins (2009).Os resultados indicaram que as práticas de leitura literária das comunidades inauguraram formas diferentes de tratar o texto literário no ambiente virtual, envolvendo os/as leitores nas experiências diversas de contato com o livro e o universo literário. Como produto da investigação, foi criado um perfil na rede social do TikTok, para promoção de discussões sobre livros e literatura.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.