RESUMO O objetivo deste artigo é apresentar estratégias de leitura utilizando a ferramenta mais utilizada pelos estudantes, o Whatsapp. Apresentando reflexões através de análises bibliográficas e resultado de pesquisa aplicada a alunos do 6° ano dos Anos Finais. Visto que nos últimos anos, a pandemia potencializou uma realidade que desde 2015 vem aumentando no Brasil: a queda do número de leitores e interesse pela leitura. Em contrapartida, nas faixas etárias pesquisadas, os leitores de 8 a 12 anos de idade aumentou e, junto com ele, o uso da internet, WhatsApp e redes sociais para preencher o tempo livre ou busca por lazer. Nessa perspectiva de incentivar a leitura de forma prazerosa, os textos eram foram enviados pela ferramenta e discutidos em sala de aula de forma lúdica e, roda de conversa. Os textos foram diversificados em temáticas relacionadas ao contexto dos alunos.Questionamentos sobre possíveis causas de perda do gosto pela leitura ou falta de motivação para ler com o aumento da idade decaem sobre a influência dos familiares na construção de cidadãos letrados e o papel desempenhado pelos professores na formação de uma nação leitora. O presente artigo retrata sobre a relevância da boa prática do uso do WhatsApp como um dos motivadores em potencial para as crianças do país manterem o bom hábito da leitura e adquirirem referências literárias através de recursos tecnológicos