O estudo abordou a integração da tecnologia e participação ativa no Ensino Fundamental, com foco na Sala de Aula Invertida como Metodologia Ativa. O objetivo da pesquisa foi explorar como a convergência desses elementos pode melhorar o ensino. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, respaldada por teorias educacionais de Ausubel, Piaget e Vygotsky e análise de resultados das avaliações na Escola Municipal Germano Batista em São José de Ribamar - MA. A Sala de Aula Invertida destaca-se como resposta aos desafios da educação no século XXI, pois oferece flexibilidade temporal, engajamento dos alunos e personalização do aprendizado. A introdução da tecnologia é considerada potencializadora, visto que proporciona acessibilidade e enriquece a experiência educacional. No entanto, destaca-se que a tecnologia não é uma solução universal, sendo necessária uma abordagem ética e prática para garantir equidade e suporte aos educadores. A pesquisa visou contribuir para práticas pedagógicas eficientes, ressaltando a importância de uma abordagem centrada no aluno. O resultado verificado foi que a Sala de Aula Invertida, aliada à tecnologia, aprimorou a compreensão dos conteúdos e construiu um ambiente colaborativo. O estudo conclui que, ao enfrentar desafios éticos e práticos, a Sala de Aula Invertida, integrada à tecnologia, prepara os alunos para os desafios de uma sociedade em constante evolução.