TEMPO COMUNIDADE: A RELAÇÃO DE MAL ESTAR/ADOECIMENTO NO TRABALHO POR DOCENTES DO ENSINO MÉDIO NOTURNO ESTADUAL A PARTIR DE UMA VISÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112044 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4518 "inscrito_id" => 11638 "titulo" => "TEMPO COMUNIDADE: A RELAÇÃO DE MAL ESTAR/ADOECIMENTO NO TRABALHO POR DOCENTES DO ENSINO MÉDIO NOTURNO ESTADUAL A PARTIR DE UMA VISÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO" "resumo" => "A Educação do Campo (Educampo) segundo Caldart (2009), é um movimento real de combate ao “atual estado das coisas”: movimento prático, objetivos ou fins práticos, de ferramentas práticas, que expressa e produz concepções teóricas, críticas a determinadas visões e políticas da educação, de projetos de campo, mas que são interpretadas da realidade construídas em vista de orientar ações/lutas concretas. Diante das variedades de práticas da Educampo, neste resumo trazemos em discussão o Tempo Comunidade (TC) e o Tempo Universidade (TU), realizado na escola de Educação Básica Muquém situada em São João do Rio Vermelho (SC) uma comunidade periurbana de Florianópolis/SC caracterizada por sujeitos migrantes de áreas rurais. O objetivo deste estudo foi apresentar a pesquisa participante sobre o mal-estar/adoecimento de docentes da escola de educação básica estadual que resultam em problemáticas nas questões de relação de trabalho e educação. Participaram desta pesquisa 10 professores do ensino médio noturno que responderam questões como: tempo de trabalho, gênero, excesso de trabalho, trabalho em casa, entre outros. Diante desta análise os motivos que mais apresentaram-se entre os docentes foram a depressão, o estresse, preocupação no trabalho, movimentos repetitivos (físicos) e fadiga muscular. Salientamos que o olhar dentro da escola é de suma importância principalmente quando tratamos sobre saúde mental de docentes, pois os mesmos apresentam sintomas psíquicos e físicos durante o dia a dia. Deste modo, consideramos que iniciativas como esta melhorem e ampliem o olhar para o docente, enfatizando nas condições mínimas de trabalho, principalmente no ensino noturno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11638_TB4518_27102024115252.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEBORAH GOULART SILVEIRA" "autor_nome_curto" => "DEBORAH" "autor_email" => "deborahgoulart.psi@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112044 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4518 "inscrito_id" => 11638 "titulo" => "TEMPO COMUNIDADE: A RELAÇÃO DE MAL ESTAR/ADOECIMENTO NO TRABALHO POR DOCENTES DO ENSINO MÉDIO NOTURNO ESTADUAL A PARTIR DE UMA VISÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO" "resumo" => "A Educação do Campo (Educampo) segundo Caldart (2009), é um movimento real de combate ao “atual estado das coisas”: movimento prático, objetivos ou fins práticos, de ferramentas práticas, que expressa e produz concepções teóricas, críticas a determinadas visões e políticas da educação, de projetos de campo, mas que são interpretadas da realidade construídas em vista de orientar ações/lutas concretas. Diante das variedades de práticas da Educampo, neste resumo trazemos em discussão o Tempo Comunidade (TC) e o Tempo Universidade (TU), realizado na escola de Educação Básica Muquém situada em São João do Rio Vermelho (SC) uma comunidade periurbana de Florianópolis/SC caracterizada por sujeitos migrantes de áreas rurais. O objetivo deste estudo foi apresentar a pesquisa participante sobre o mal-estar/adoecimento de docentes da escola de educação básica estadual que resultam em problemáticas nas questões de relação de trabalho e educação. Participaram desta pesquisa 10 professores do ensino médio noturno que responderam questões como: tempo de trabalho, gênero, excesso de trabalho, trabalho em casa, entre outros. Diante desta análise os motivos que mais apresentaram-se entre os docentes foram a depressão, o estresse, preocupação no trabalho, movimentos repetitivos (físicos) e fadiga muscular. Salientamos que o olhar dentro da escola é de suma importância principalmente quando tratamos sobre saúde mental de docentes, pois os mesmos apresentam sintomas psíquicos e físicos durante o dia a dia. Deste modo, consideramos que iniciativas como esta melhorem e ampliem o olhar para o docente, enfatizando nas condições mínimas de trabalho, principalmente no ensino noturno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11638_TB4518_27102024115252.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEBORAH GOULART SILVEIRA" "autor_nome_curto" => "DEBORAH" "autor_email" => "deborahgoulart.psi@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }