LETRAMENTO MATEMÁTICO: UMA ANÁLISE DA VISÃO DE PROFESSORAS QUE ATUAM COM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109684 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1133 "inscrito_id" => 1523 "titulo" => "LETRAMENTO MATEMÁTICO: UMA ANÁLISE DA VISÃO DE PROFESSORAS QUE ATUAM COM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO" "resumo" => "O presente artigo apresenta uma análise sobre o Letramento Matemático (LM), a partir da visão de duas Professoras que atuam com Atendimento Educacional Especializado (AEE), em duas escolas estaduais do município de Itamarandiba, Minas Gerais (MG). Objetivou-se identificar quais são os desafios e possibilidades do LM nessa modalidade de ensino, em prol da inclusão. A partir de levantamentos bibliográficos e documentais, e, da aplicação de um questionário semiestruturado, o presente estudo se desenvolveu à luz da Análise Textual Discursiva (ATD), fundamentando-se nas reflexões de pesquisadores e idealizadores de uma educação de qualidade, como Freire, Luckesi, entre outros. A partir das análise realizadas, os resultados encontrados apontaram que, o LM tem sido desenvolvido no AEE de maneira prática, para que os estudantes o apliquem no cotidiano. Para tanto, as entrevistadas priorizam a utilização de materiais concretos (MC), e, quando disponível no ambiente escolar, de Tecnologias Assistivas (TA). Dentre as possibilidades advindas do LM no AEE, foi destacada a sua contribuição positiva para outras áreas do conhecimento. Quanto aos desafios para a sua promoção nessa modalidade de ensino, um dos maiores entraves encontra-se na carência de insumos e de recursos para a aquisição e/ou confecção de MC. Por fim, destaca-se a necessidade de formação continuada, seja no âmbito interno ou externo do ambiente escolar, para uma efetiva promoção do LM no AEE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1523_TB1133_24062024144351.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA LAFAIETE FERREIRA MORAES" "autor_nome_curto" => "MARIANA MORAES" "autor_email" => "mariana.moraes@ufvjm.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109684 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1133 "inscrito_id" => 1523 "titulo" => "LETRAMENTO MATEMÁTICO: UMA ANÁLISE DA VISÃO DE PROFESSORAS QUE ATUAM COM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO" "resumo" => "O presente artigo apresenta uma análise sobre o Letramento Matemático (LM), a partir da visão de duas Professoras que atuam com Atendimento Educacional Especializado (AEE), em duas escolas estaduais do município de Itamarandiba, Minas Gerais (MG). Objetivou-se identificar quais são os desafios e possibilidades do LM nessa modalidade de ensino, em prol da inclusão. A partir de levantamentos bibliográficos e documentais, e, da aplicação de um questionário semiestruturado, o presente estudo se desenvolveu à luz da Análise Textual Discursiva (ATD), fundamentando-se nas reflexões de pesquisadores e idealizadores de uma educação de qualidade, como Freire, Luckesi, entre outros. A partir das análise realizadas, os resultados encontrados apontaram que, o LM tem sido desenvolvido no AEE de maneira prática, para que os estudantes o apliquem no cotidiano. Para tanto, as entrevistadas priorizam a utilização de materiais concretos (MC), e, quando disponível no ambiente escolar, de Tecnologias Assistivas (TA). Dentre as possibilidades advindas do LM no AEE, foi destacada a sua contribuição positiva para outras áreas do conhecimento. Quanto aos desafios para a sua promoção nessa modalidade de ensino, um dos maiores entraves encontra-se na carência de insumos e de recursos para a aquisição e/ou confecção de MC. Por fim, destaca-se a necessidade de formação continuada, seja no âmbito interno ou externo do ambiente escolar, para uma efetiva promoção do LM no AEE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1523_TB1133_24062024144351.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA LAFAIETE FERREIRA MORAES" "autor_nome_curto" => "MARIANA MORAES" "autor_email" => "mariana.moraes@ufvjm.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }