AS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA NA RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA NA EEEP ANTÔNIO TARCÍSIO ARAGÃO – IPU/CE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114679 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8292 "inscrito_id" => 20567 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA NA RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA NA EEEP ANTÔNIO TARCÍSIO ARAGÃO – IPU/CE" "resumo" => "O presente trabalho investiga a necessidade da integração entre escola e família para a boa eficácia do processo educacional. Para isso, é necessário demonstrar a importância do Projeto Professor Diretor de Turma – PPDT, adaptado do modelo português para o Ceará, e inicialmente implantado nas Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPS). Posteriormente, expandido para escolas regulares, o projeto introduz o papel do Diretor de Turma (DT), que atua diretamente com os alunos para lidar com questões emocionais e comportamentais, além de facilitar a comunicação com as famílias. A pesquisa foi desenvolvida objetivando investigar a integração desses sujeitos (escola, família e discentes) intermediado por meio de um professor que fica responsável por cada turma, que é o Diretor de Turma, para tanto, foi necessário avaliar de perto o papel desse professor, que é figura tão importante desse projeto. Para compreender como está se efetivando o PPDT no ambiente escolar, realizou-se um aprofundamento no referencial teórico acerca do tema explanado e uma pesquisa qualitativa na EEEP Antônio Tarcísio Aragão com professores e alunos. Diante disso, verificou-se que o PPDT contribui positivamente para o desenvolvimento emocional e para a integração escola-família, embora ainda haja áreas para aprimoramento, como a redução de processos burocráticos e o aumento do tempo dedicado ao acompanhamento dos alunos. As análises permitiram à seguinte conclusão: o projeto demonstra ser uma ferramenta eficaz na formação de alunos críticos e atuantes, evidenciando a importância da colaboração entre escola e família para o sucesso educacional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID20567_TB8292_06082024181426.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELLE CUNHA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Gabrielle Cunha" "autor_email" => "gabriellecs21@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114679 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8292 "inscrito_id" => 20567 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA NA RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA NA EEEP ANTÔNIO TARCÍSIO ARAGÃO – IPU/CE" "resumo" => "O presente trabalho investiga a necessidade da integração entre escola e família para a boa eficácia do processo educacional. Para isso, é necessário demonstrar a importância do Projeto Professor Diretor de Turma – PPDT, adaptado do modelo português para o Ceará, e inicialmente implantado nas Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPS). Posteriormente, expandido para escolas regulares, o projeto introduz o papel do Diretor de Turma (DT), que atua diretamente com os alunos para lidar com questões emocionais e comportamentais, além de facilitar a comunicação com as famílias. A pesquisa foi desenvolvida objetivando investigar a integração desses sujeitos (escola, família e discentes) intermediado por meio de um professor que fica responsável por cada turma, que é o Diretor de Turma, para tanto, foi necessário avaliar de perto o papel desse professor, que é figura tão importante desse projeto. Para compreender como está se efetivando o PPDT no ambiente escolar, realizou-se um aprofundamento no referencial teórico acerca do tema explanado e uma pesquisa qualitativa na EEEP Antônio Tarcísio Aragão com professores e alunos. Diante disso, verificou-se que o PPDT contribui positivamente para o desenvolvimento emocional e para a integração escola-família, embora ainda haja áreas para aprimoramento, como a redução de processos burocráticos e o aumento do tempo dedicado ao acompanhamento dos alunos. As análises permitiram à seguinte conclusão: o projeto demonstra ser uma ferramenta eficaz na formação de alunos críticos e atuantes, evidenciando a importância da colaboração entre escola e família para o sucesso educacional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID20567_TB8292_06082024181426.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELLE CUNHA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Gabrielle Cunha" "autor_email" => "gabriellecs21@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }