O presente trabalho investiga a necessidade da integração entre escola e família para a boa eficácia do processo educacional. Para isso, é necessário demonstrar a importância do Projeto Professor Diretor de Turma – PPDT, adaptado do modelo português para o Ceará, e inicialmente implantado nas Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPS). Posteriormente, expandido para escolas regulares, o projeto introduz o papel do Diretor de Turma (DT), que atua diretamente com os alunos para lidar com questões emocionais e comportamentais, além de facilitar a comunicação com as famílias. A pesquisa foi desenvolvida objetivando investigar a integração desses sujeitos (escola, família e discentes) intermediado por meio de um professor que fica responsável por cada turma, que é o Diretor de Turma, para tanto, foi necessário avaliar de perto o papel desse professor, que é figura tão importante desse projeto. Para compreender como está se efetivando o PPDT no ambiente escolar, realizou-se um aprofundamento no referencial teórico acerca do tema explanado e uma pesquisa qualitativa na EEEP Antônio Tarcísio Aragão com professores e alunos. Diante disso, verificou-se que o PPDT contribui positivamente para o desenvolvimento emocional e para a integração escola-família, embora ainda haja áreas para aprimoramento, como a redução de processos burocráticos e o aumento do tempo dedicado ao acompanhamento dos alunos. As análises permitiram à seguinte conclusão: o projeto demonstra ser uma ferramenta eficaz na formação de alunos críticos e atuantes, evidenciando a importância da colaboração entre escola e família para o sucesso educacional.