Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurobiológica que afeta de 5% a 8% da população a nível mundial, caracterizada por dificuldades de atenção, impulsividade e hiperatividade. Pesquisas indicam que cerca de 67% das crianças diagnosticadas com TDAH mantêm os sintomas na idade adulta, afetando várias esferas da vida, incluindo acadêmica, profissional, afetiva e social. Anteriormente, havia a crença de que o transtorno só poderia ser diagnosticado após os 12 anos de idade. Apesar dos estudos extensos sobre o TDAH em adultos, o diagnóstico exclusivamente na fase adulta permanece desafiador. Nesse contexto, o TDAH frequentemente é percebido como uma condição invisível devido ao disfarce dos sintomas, que se refletem em dificuldades de relacionamento, organização, humor e uso abusivo de substâncias, muitas vezes associados a outras condições (comorbidades). Essa complexidade torna o diagnóstico desafiador. Entretanto, a detecção precoce e a intervenção terapêutica adequada têm o potencial de diminuir consideravelmente os sintomas. Sendo assim, o artigo trata-se de uma revisão bibliográfica, com o objetivo de examinar de forma abrangente a literatura atual sobre o Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade em adultos, explorando suas características clínicas, diagnóstico, comorbidades, impactos nos diversos aspectos da vida adulta e abordagens terapêuticas, visando fornecer uma compreensão aprofundada dessa condição. Em conclusão, destaca-se a urgência de pesquisas nesta área. Além disso, dado que este é um campo de estudo relativamente recente, compreende-se que novas pesquisas podem beneficiar tanto os profissionais na identificação do transtorno quanto os indivíduos afetados, proporcionando uma melhor qualidade de vida em termos afetivos, emocionais, sociais, acadêmicos e profissionais.