APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL E COMPETÊNCIA EMOCIONAL: ALGUMAS REFLEXÕES
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As taxas de ansiedade, agressão, problemas de relacionamento com colegas, distúrbios de conduta, depressão, transtorno de déficit de atenção e abandono escolar estão aumentando (Schonert-Reichl & Lawlor, 2010; Maras, Thompson, Lewis, Thornburg, Hawks, 2015). Estas estatísticas indicam a necessidade crítica de uma consideração proposital das necessidades socioemocionais dos alunos no processo de educação. No Brasil os transtornos psiquiátricos na infância e na adolescência são prevalentes, afetando aproximadamente uma em cada 10 crianças brasileiras (ANSELMI, et al. 2010). A investigação mostra que as competências socioemocionais podem ser ensinadas e aprendidas sendo tão valiosas para o desempenho escolar quanto o desenvolvimento cognitivo (Carthy Foundation, 2013). Alguns estudos mostraram que as escolas são o principal local para melhorar as competencias emocionais das crianças (Foster et al., 2005; Weisz, Sandler, Durlak, & Anton, 2005). 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