ESTÁGIO À DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: IDENTIDADE E FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA EM DEBATE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112939 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5769 "inscrito_id" => 3941 "titulo" => "ESTÁGIO À DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: IDENTIDADE E FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA EM DEBATE" "resumo" => "O presente trabalho apresenta reflexões acerca da docência no ensino superior a partir das experiências do Estágio Docente II, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE), e da monitoria de iniciação à docência na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), examinado a colaboração desses dois momentos no processo de identidade e formação em Pedagogia e de futuros professores universitários. Tendo em vista que esses espaços de formação são essenciais para a práxis docente, examinamos uma experiência realizada a partir do encontro desses dois momentos em uma disciplina da graduação sob supervisão da mesma professora. O objetivo desse trabalho é discutir e refletir a partir das vivências dos discentes (doutorando e graduanda), e como estas podem proporcionar a identificação com a profissão. A metodologia utilizada foi de base qualitativa e de tipo bibliográfica e autobiográfica, pois realizamos nesse trabalho um estudo teórico juntamente com a exposição de relatos das vivências experienciadas pelos acadêmicos. Como referências teóricas contamos com os estudos e pesquisas de Pimenta (1997; 2002; 2005), Libanêo (2010), Saviani (2012), Soares e Rodrigues (2021), dentre outros. Concluímos que tanto a disciplina de Estágio Docente II, quanto a monitoria de iniciação à docência são importantes momentos de formação acadêmica, pois propiciam além das experiências nos campos de atuação dos futuros professores, um processo de identificação com a profissão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3941_TB5769_27102024202806.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIOMAR ARAUJO DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "Eliomar Araujo" "autor_email" => "eliomars014@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112939 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5769 "inscrito_id" => 3941 "titulo" => "ESTÁGIO À DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: IDENTIDADE E FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA EM DEBATE" "resumo" => "O presente trabalho apresenta reflexões acerca da docência no ensino superior a partir das experiências do Estágio Docente II, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE), e da monitoria de iniciação à docência na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), examinado a colaboração desses dois momentos no processo de identidade e formação em Pedagogia e de futuros professores universitários. Tendo em vista que esses espaços de formação são essenciais para a práxis docente, examinamos uma experiência realizada a partir do encontro desses dois momentos em uma disciplina da graduação sob supervisão da mesma professora. O objetivo desse trabalho é discutir e refletir a partir das vivências dos discentes (doutorando e graduanda), e como estas podem proporcionar a identificação com a profissão. A metodologia utilizada foi de base qualitativa e de tipo bibliográfica e autobiográfica, pois realizamos nesse trabalho um estudo teórico juntamente com a exposição de relatos das vivências experienciadas pelos acadêmicos. Como referências teóricas contamos com os estudos e pesquisas de Pimenta (1997; 2002; 2005), Libanêo (2010), Saviani (2012), Soares e Rodrigues (2021), dentre outros. Concluímos que tanto a disciplina de Estágio Docente II, quanto a monitoria de iniciação à docência são importantes momentos de formação acadêmica, pois propiciam além das experiências nos campos de atuação dos futuros professores, um processo de identificação com a profissão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3941_TB5769_27102024202806.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIOMAR ARAUJO DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "Eliomar Araujo" "autor_email" => "eliomars014@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }