O presente trabalho apresenta reflexões acerca da docência no ensino superior a partir das experiências do Estágio Docente II, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE), e da monitoria de iniciação à docência na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), examinado a colaboração desses dois momentos no processo de identidade e formação em Pedagogia e de futuros professores universitários. Tendo em vista que esses espaços de formação são essenciais para a práxis docente, examinamos uma experiência realizada a partir do encontro desses dois momentos em uma disciplina da graduação sob supervisão da mesma professora. O objetivo desse trabalho é discutir e refletir a partir das vivências dos discentes (doutorando e graduanda), e como estas podem proporcionar a identificação com a profissão. A metodologia utilizada foi de base qualitativa e de tipo bibliográfica e autobiográfica, pois realizamos nesse trabalho um estudo teórico juntamente com a exposição de relatos das vivências experienciadas pelos acadêmicos. Como referências teóricas contamos com os estudos e pesquisas de Pimenta (1997; 2002; 2005), Libanêo (2010), Saviani (2012), Soares e Rodrigues (2021), dentre outros. Concluímos que tanto a disciplina de Estágio Docente II, quanto a monitoria de iniciação à docência são importantes momentos de formação acadêmica, pois propiciam além das experiências nos campos de atuação dos futuros professores, um processo de identificação com a profissão.