A FORMAÇÃO INICIAL DE GESTORES ESCOLARES E ARTICULAÇÃO COM APRENDIZAGENS CONSTRUÍDAS NA PRÁTICA GESTORA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109814 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1331 "inscrito_id" => 2044 "titulo" => "A FORMAÇÃO INICIAL DE GESTORES ESCOLARES E ARTICULAÇÃO COM APRENDIZAGENS CONSTRUÍDAS NA PRÁTICA GESTORA" "resumo" => "O presente artigo constitui-se em pesquisa realizada com gestores escolares da Rede Municipal de Ensino de Teresina-PI. Pretendemos com a pesquisa, investigar a formação inicial do gestor escolar, no curso de Pedagogia, e sua articulação com a teoria aprendida na graduação com a sua prática diária na Educação Básica, considerando ser algo necessário para que possamos analisar o currículo do curso de Pedagogia, especificamente na oferta de disciplinas diante das necessidades formativas do gestor. Este trabalho tem como objetivo geral analisar a formação inicial do gestor escolar, considerando as aprendizagens construídas na prática gestora. E, de forma específica, compreender a natureza do processo de formação inicial do gestor por meio do currículo do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí-UESPI; analisar as necessidades formativas dos gestores escolares; relacionar a formação inicial e as aprendizagens construídas na prática gestora. O referencial teórico-metodológico foi com base em: Falcão Filho (1991); Ferreira (2015); Libâneo, Oliveira, Toschi (2018); Libâneo (2006-2014), Luck (2010; 2011); Paro (2021), dentre outros. Dessa forma, empregando a visão como atuais gestoras da Rede Pública Municipal de Teresina-PI, compreendemos a importância das aprendizagens iniciais, básicas, para a concretização de práticas que sejam eficazes, com foco na promoção do ensino-aprendizagem dos alunos. Contudo, é importante ressaltar que não pretendemos apresentar fórmulas prontas e acabadas de modelos de gestão. Na verdade, pretendemos evidenciar a importância da relação teoria e prática, apresentando reflexões teóricas e práticas neste estudo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID2044_TB1331_29022024221413.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RANUZE MARIA DA SILVA GOMES" "autor_nome_curto" => "RANUZE" "autor_email" => "ranuzegomes@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109814 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1331 "inscrito_id" => 2044 "titulo" => "A FORMAÇÃO INICIAL DE GESTORES ESCOLARES E ARTICULAÇÃO COM APRENDIZAGENS CONSTRUÍDAS NA PRÁTICA GESTORA" "resumo" => "O presente artigo constitui-se em pesquisa realizada com gestores escolares da Rede Municipal de Ensino de Teresina-PI. Pretendemos com a pesquisa, investigar a formação inicial do gestor escolar, no curso de Pedagogia, e sua articulação com a teoria aprendida na graduação com a sua prática diária na Educação Básica, considerando ser algo necessário para que possamos analisar o currículo do curso de Pedagogia, especificamente na oferta de disciplinas diante das necessidades formativas do gestor. Este trabalho tem como objetivo geral analisar a formação inicial do gestor escolar, considerando as aprendizagens construídas na prática gestora. E, de forma específica, compreender a natureza do processo de formação inicial do gestor por meio do currículo do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí-UESPI; analisar as necessidades formativas dos gestores escolares; relacionar a formação inicial e as aprendizagens construídas na prática gestora. O referencial teórico-metodológico foi com base em: Falcão Filho (1991); Ferreira (2015); Libâneo, Oliveira, Toschi (2018); Libâneo (2006-2014), Luck (2010; 2011); Paro (2021), dentre outros. Dessa forma, empregando a visão como atuais gestoras da Rede Pública Municipal de Teresina-PI, compreendemos a importância das aprendizagens iniciais, básicas, para a concretização de práticas que sejam eficazes, com foco na promoção do ensino-aprendizagem dos alunos. Contudo, é importante ressaltar que não pretendemos apresentar fórmulas prontas e acabadas de modelos de gestão. Na verdade, pretendemos evidenciar a importância da relação teoria e prática, apresentando reflexões teóricas e práticas neste estudo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID2044_TB1331_29022024221413.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RANUZE MARIA DA SILVA GOMES" "autor_nome_curto" => "RANUZE" "autor_email" => "ranuzegomes@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }