CONFECÇÃO DE JOGOS DIDÁTICO PARA O ENSINO DA QUÍMICA: UMA PROPOSTA PARA FAVORECER A APRENDIZAGEM UTILIZANDO MATERIAL ALTERNATIVO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113345 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6390 "inscrito_id" => 16697 "titulo" => "CONFECÇÃO DE JOGOS DIDÁTICO PARA O ENSINO DA QUÍMICA: UMA PROPOSTA PARA FAVORECER A APRENDIZAGEM UTILIZANDO MATERIAL ALTERNATIVO" "resumo" => "Este trabalho detalha a experiência dos discentes do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Barreiros, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O projeto teve início com a concepção e desenvolvimento de um jogo didático, criado para auxiliar no ensino de Química, utilizando materiais alternativos e sustentáveis. Essa iniciativa visa promover uma educação de qualidade e eficácia, sublinhando a importância de métodos pedagógicos inovadores e atrativos, contribuindo significativamente para a melhoria do processo educativo. Os jogos didáticos emergem como ferramentas valiosas para o ensino, incentivando o desenvolvimento cognitivo, afetivo e criativo dos alunos, promovendo o raciocínio lógico e tornando a aprendizagem mais envolvente e participativa, criando um ambiente educacional dinâmico e estimulante. Além disso, a utilização de materiais alternativos reduz os custos de implementação e os impactos ambientais, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. No desenvolvimento do projeto, foram confeccionados dois jogos distintos abordando conceitos-chave de Química Geral e Química Orgânica. O primeiro jogo utiliza dois cubos de papelão, enquanto o segundo consiste em quatorze cartas de papelão. Esses jogos exploram temas fundamentais, como modelos atômicos, tabela periódica, ligações químicas, funções orgânicas e estrutura molecular. As regras foram cuidadosamente elaboradas para facilitar a compreensão e fixação dos conteúdos pelos estudantes. A proposta desses jogos didáticos destaca-se por seu baixo custo de implementação, tornando-os acessíveis e práticos para diversos contextos educacionais. O objetivo principal é proporcionar uma compreensão mais profunda e clara dos conteúdos de Química, utilizando uma abordagem lúdica e interativa que valoriza o aprendizado significativo. Dessa forma, o projeto busca não apenas melhorar o desempenho acadêmico dos estudantes, mas também despertar o interesse e a curiosidade pela ciência, promovendo uma educação mais completa e integrada." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID16697_TB6390_09102024225809.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELAINE LOURENÇO SILVA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ELAINE LOURENÇO" "autor_email" => "elainelourenzom@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113345 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6390 "inscrito_id" => 16697 "titulo" => "CONFECÇÃO DE JOGOS DIDÁTICO PARA O ENSINO DA QUÍMICA: UMA PROPOSTA PARA FAVORECER A APRENDIZAGEM UTILIZANDO MATERIAL ALTERNATIVO" "resumo" => "Este trabalho detalha a experiência dos discentes do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Barreiros, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O projeto teve início com a concepção e desenvolvimento de um jogo didático, criado para auxiliar no ensino de Química, utilizando materiais alternativos e sustentáveis. Essa iniciativa visa promover uma educação de qualidade e eficácia, sublinhando a importância de métodos pedagógicos inovadores e atrativos, contribuindo significativamente para a melhoria do processo educativo. Os jogos didáticos emergem como ferramentas valiosas para o ensino, incentivando o desenvolvimento cognitivo, afetivo e criativo dos alunos, promovendo o raciocínio lógico e tornando a aprendizagem mais envolvente e participativa, criando um ambiente educacional dinâmico e estimulante. Além disso, a utilização de materiais alternativos reduz os custos de implementação e os impactos ambientais, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. No desenvolvimento do projeto, foram confeccionados dois jogos distintos abordando conceitos-chave de Química Geral e Química Orgânica. O primeiro jogo utiliza dois cubos de papelão, enquanto o segundo consiste em quatorze cartas de papelão. Esses jogos exploram temas fundamentais, como modelos atômicos, tabela periódica, ligações químicas, funções orgânicas e estrutura molecular. As regras foram cuidadosamente elaboradas para facilitar a compreensão e fixação dos conteúdos pelos estudantes. A proposta desses jogos didáticos destaca-se por seu baixo custo de implementação, tornando-os acessíveis e práticos para diversos contextos educacionais. O objetivo principal é proporcionar uma compreensão mais profunda e clara dos conteúdos de Química, utilizando uma abordagem lúdica e interativa que valoriza o aprendizado significativo. Dessa forma, o projeto busca não apenas melhorar o desempenho acadêmico dos estudantes, mas também despertar o interesse e a curiosidade pela ciência, promovendo uma educação mais completa e integrada." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID16697_TB6390_09102024225809.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELAINE LOURENÇO SILVA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ELAINE LOURENÇO" "autor_email" => "elainelourenzom@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }