O presente artigo apresenta uma retrospectiva dos estudos sobre os novos letramentos(s) abordando o uso da escrita a partir na perspectiva sociocultural da linguagem. Conceitualizando o letramento a partir das definições dos estudiosos da área, argumentando a necessidade de novos letramentos no âmbito escolar que possibilitem aos alunos sua participação no contexto social. É certo que o envolvimento ativo do sujeito frente as transformações e mudanças comunicativas do século XXI, exige o desenvolvimento de habilidades e competências linguísticas e sociais advindos do letramento em sua formação. Nesse contexto a pesquisa objetivou realizar uma revisão bibliográfica sobre estudos dos letramentos(s) no ensino fundamental descrevendo práticas pedagógicas e analisando o contexto da aprendizagem da leitura e escrita de forma significativa para o desenvolvimento crítico dos alunos. Portanto concluímos nesse contexto que a escola como instituição social que exerce influência significativa no desenvolvimento humano com expectativa de ser propulsora do desenvolvimento intelectual e social do sujeito deve proporcionar aos estudantes eventos de letramento bem como práticas letradas que possibilitem a ascensão social das pessoas favorecendo a inclusão de todos que a constituem.