O ENSINO DE CRIANÇAS NEGRAS NO BRASIL: DESIGUALDADES E SOLUÇÕES
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109107 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 354 "inscrito_id" => 4110 "titulo" => "O ENSINO DE CRIANÇAS NEGRAS NO BRASIL: DESIGUALDADES E SOLUÇÕES" "resumo" => "Este artigo busca destacar que os processos de ensino acabam desvalorizando o negro, o afro-brasileiro, africano, etc. em nosso país e enaltecendo a população branca, seja isto nos livros didáticos e/ou nas formas de ensino que são reproduzidos em alguns casos por professores em destacar a diversidade étnica como algo meramente excludente e sem valor de conhecimento cultural. Passados 20 anos da Lei nº 10.639/2003, ainda persiste uma invisibilidade e desvalorização das culturas étnicas em nosso país, causando o não reconhecimento identitário da população negra em ensinos e aprendizados perpassados pelas escolas a crianças, jovens e adultos. Desta forma, objetivamos investigar os efeitos causados nas crianças negras pelo ensino que desvaloriza e desconstroem a sua cultura e a sua representatividade da história do Brasil. Evidenciamos ainda, que este artigo possui uma metodologia de abordagem qualitativa e bibliográfica. E como resultado deste trabalho, destacamos que supervalorização da cultura branca, acaba que influenciando no ensino, perpassando uma inferioridade da cultura afro-brasileira, negra e africana nos processos de ensino e aprendizagem das crianças. Sabemos que algo que é extremamente imposto todos os dias em sala de aula faz com que a construção e visão da criança sobre si e seus conhecimentos sejam alterados, assim, novas perspectivas de inserção de práticas de ensino, currículos e metodologias que promovam uma igualdade racial na educação vem sendo pensadas para o ensino e aprendizagem de crianças, jovens e adultos. Contudo, para que estes cenários sejam revertidos, constatamos ser necessário investir na formação de professores, na seleção de materiais didáticos como livros e na inserção da educação das relações étnico-raciais dentro dos currículos escolares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4110_TB354_26102024165559.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RÂMILA DE SOUZA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Râmila Silva" "autor_email" => "souzaramila067@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109107 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 354 "inscrito_id" => 4110 "titulo" => "O ENSINO DE CRIANÇAS NEGRAS NO BRASIL: DESIGUALDADES E SOLUÇÕES" "resumo" => "Este artigo busca destacar que os processos de ensino acabam desvalorizando o negro, o afro-brasileiro, africano, etc. em nosso país e enaltecendo a população branca, seja isto nos livros didáticos e/ou nas formas de ensino que são reproduzidos em alguns casos por professores em destacar a diversidade étnica como algo meramente excludente e sem valor de conhecimento cultural. Passados 20 anos da Lei nº 10.639/2003, ainda persiste uma invisibilidade e desvalorização das culturas étnicas em nosso país, causando o não reconhecimento identitário da população negra em ensinos e aprendizados perpassados pelas escolas a crianças, jovens e adultos. Desta forma, objetivamos investigar os efeitos causados nas crianças negras pelo ensino que desvaloriza e desconstroem a sua cultura e a sua representatividade da história do Brasil. Evidenciamos ainda, que este artigo possui uma metodologia de abordagem qualitativa e bibliográfica. E como resultado deste trabalho, destacamos que supervalorização da cultura branca, acaba que influenciando no ensino, perpassando uma inferioridade da cultura afro-brasileira, negra e africana nos processos de ensino e aprendizagem das crianças. Sabemos que algo que é extremamente imposto todos os dias em sala de aula faz com que a construção e visão da criança sobre si e seus conhecimentos sejam alterados, assim, novas perspectivas de inserção de práticas de ensino, currículos e metodologias que promovam uma igualdade racial na educação vem sendo pensadas para o ensino e aprendizagem de crianças, jovens e adultos. Contudo, para que estes cenários sejam revertidos, constatamos ser necessário investir na formação de professores, na seleção de materiais didáticos como livros e na inserção da educação das relações étnico-raciais dentro dos currículos escolares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4110_TB354_26102024165559.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RÂMILA DE SOUZA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Râmila Silva" "autor_email" => "souzaramila067@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }