ENSINO DE EMPREENDEDORISMO NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL: UM CAMINHO SEM VOLTA.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112869 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5677 "inscrito_id" => 12476 "titulo" => "ENSINO DE EMPREENDEDORISMO NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL: UM CAMINHO SEM VOLTA." "resumo" => "O objetivo deste estudo é relatar a prática do ensino de empreendedorismo na Educação Fundamental II demonstrando as relações sociomateriais entre ensino e aprendizagem, tanto dentro do ambiente escolar quanto na sociedade em geral. Nesse contexto observou-se uma teia de interações entre elementos humanos e não humanos, configurando a prática do ensino empreendedor. Esta pesquisa defende que essa prática não só influencia a organização social local, mas também é moldada por ela, afetando professores, alunos, equipe técnica, familiares e a comunidade. Para validar os achados, três argumentos principais são apresentados: (I) o ensino de empreendedorismo estimula a criatividade e promove inclusão e exclusão de diversos elementos; (II) sua eficácia depende de um programa bem estruturado e da formação adequada dos professores; e (III) poder ressignificar o processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa destaca quatro características da prática de ensino empreendedor: (I) a transversalidade, que integra conhecimentos teóricos e práticos; (II) a interprática, que liga as práticas de ensino e aprendizagem; (III) a necessidade de gerar significados claros para os conteúdos ensinados; e (IV) a consideração do ciclo de vida de cada prática. Para compreender os efeitos na comunidade escolar, a prática de ensino de empreendedorismo foi observada durante nove meses, utilizando a metodologia pós-qualitativa e a etnografia sensorial de Pink (2015), além da técnica Zoom out-in de Nicolini (2009). As análises foram realizadas à luz da estética organizacional e do processo evocativo interpretativo (Strati, 2007). Estudar o ensino de empreendedorismo na educação fundamental é comparável a observar uma espiral em movimento, onde as relações se desenvolvem continuamente dentro de uma temporalidade comportamental, refletindo a constante evolução e impacto social dessa prática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID12476_TB5677_23052024212206.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CELINA MARIA DE SOUZA OLIVINDO" "autor_nome_curto" => "CELINA" "autor_email" => "celinaolivindo@ufdpar.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112869 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5677 "inscrito_id" => 12476 "titulo" => "ENSINO DE EMPREENDEDORISMO NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL: UM CAMINHO SEM VOLTA." "resumo" => "O objetivo deste estudo é relatar a prática do ensino de empreendedorismo na Educação Fundamental II demonstrando as relações sociomateriais entre ensino e aprendizagem, tanto dentro do ambiente escolar quanto na sociedade em geral. Nesse contexto observou-se uma teia de interações entre elementos humanos e não humanos, configurando a prática do ensino empreendedor. Esta pesquisa defende que essa prática não só influencia a organização social local, mas também é moldada por ela, afetando professores, alunos, equipe técnica, familiares e a comunidade. Para validar os achados, três argumentos principais são apresentados: (I) o ensino de empreendedorismo estimula a criatividade e promove inclusão e exclusão de diversos elementos; (II) sua eficácia depende de um programa bem estruturado e da formação adequada dos professores; e (III) poder ressignificar o processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa destaca quatro características da prática de ensino empreendedor: (I) a transversalidade, que integra conhecimentos teóricos e práticos; (II) a interprática, que liga as práticas de ensino e aprendizagem; (III) a necessidade de gerar significados claros para os conteúdos ensinados; e (IV) a consideração do ciclo de vida de cada prática. Para compreender os efeitos na comunidade escolar, a prática de ensino de empreendedorismo foi observada durante nove meses, utilizando a metodologia pós-qualitativa e a etnografia sensorial de Pink (2015), além da técnica Zoom out-in de Nicolini (2009). As análises foram realizadas à luz da estética organizacional e do processo evocativo interpretativo (Strati, 2007). Estudar o ensino de empreendedorismo na educação fundamental é comparável a observar uma espiral em movimento, onde as relações se desenvolvem continuamente dentro de uma temporalidade comportamental, refletindo a constante evolução e impacto social dessa prática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID12476_TB5677_23052024212206.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CELINA MARIA DE SOUZA OLIVINDO" "autor_nome_curto" => "CELINA" "autor_email" => "celinaolivindo@ufdpar.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }