PROGRAMAS E PROJETOS EXITOSOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FORTALEZA-SME
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111809 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4185 "inscrito_id" => 4452 "titulo" => "PROGRAMAS E PROJETOS EXITOSOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FORTALEZA-SME" "resumo" => "Este artigo apresenta Programas e Projetos exitosos coordenados pela Secretaria Municipal de Educação-SME em sua rede de ensino, nos últimos quatro anos, em atendimento à missão de garantir educação pública com qualidade e equidade, que favoreça o desenvolvimento integral dos estudantes e a redução das desigualdades. Metodologicamente realizou-se estudo de caráter descritivo-analítico, com pesquisa essencialmente bibliográfica, tendo como corpus de análise três programas e dois projetos que fazem interface com as etapas e modalidades da Educação Básica: Programa Ateliê, Projeto Vincular, Programa Professores sem Fronteiras, Observatório da Educação e Projeto Boas Práticas. Constituíram-se em parâmetros para a seleção os seguintes focos estratégicos: inovação educacional, valorização dos profissionais da educação, educação integral e educação especial na perspectiva inclusiva.Enquanto iniciativas inovadoras, os Programas e Projetos desenvolvem ações substanciais que corroboram para que a Educação de Fortaleza invista na transformação social de cada estudante, revelando-se como destaque no cenário nacional. Atualmente, Fortaleza ocupa o 2° lugar entre as capitais estaduais com maiores notas no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) 2023, que indica as oportunidades educacionais oferecidas para todas crianças e jovens no Brasil. As configurações, diretrizes e especificidades de cada ação, bem como o impacto na Rede de Ensino, serão destacados, revelando-os como práticas fundamentais para a aprendizagem dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID4452_TB4185_07052024093915.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARLA EVELINE BARATA DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "KARLA BARATA" "autor_email" => "karlavempassar@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111809 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4185 "inscrito_id" => 4452 "titulo" => "PROGRAMAS E PROJETOS EXITOSOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FORTALEZA-SME" "resumo" => "Este artigo apresenta Programas e Projetos exitosos coordenados pela Secretaria Municipal de Educação-SME em sua rede de ensino, nos últimos quatro anos, em atendimento à missão de garantir educação pública com qualidade e equidade, que favoreça o desenvolvimento integral dos estudantes e a redução das desigualdades. Metodologicamente realizou-se estudo de caráter descritivo-analítico, com pesquisa essencialmente bibliográfica, tendo como corpus de análise três programas e dois projetos que fazem interface com as etapas e modalidades da Educação Básica: Programa Ateliê, Projeto Vincular, Programa Professores sem Fronteiras, Observatório da Educação e Projeto Boas Práticas. Constituíram-se em parâmetros para a seleção os seguintes focos estratégicos: inovação educacional, valorização dos profissionais da educação, educação integral e educação especial na perspectiva inclusiva.Enquanto iniciativas inovadoras, os Programas e Projetos desenvolvem ações substanciais que corroboram para que a Educação de Fortaleza invista na transformação social de cada estudante, revelando-se como destaque no cenário nacional. Atualmente, Fortaleza ocupa o 2° lugar entre as capitais estaduais com maiores notas no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) 2023, que indica as oportunidades educacionais oferecidas para todas crianças e jovens no Brasil. As configurações, diretrizes e especificidades de cada ação, bem como o impacto na Rede de Ensino, serão destacados, revelando-os como práticas fundamentais para a aprendizagem dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID4452_TB4185_07052024093915.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARLA EVELINE BARATA DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "KARLA BARATA" "autor_email" => "karlavempassar@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }