Este artigo apresenta Programas e Projetos exitosos coordenados pela Secretaria Municipal de Educação-SME em sua rede de ensino, nos últimos quatro anos, em atendimento à missão de garantir educação pública com qualidade e equidade, que favoreça o desenvolvimento integral dos estudantes e a redução das desigualdades. Metodologicamente realizou-se estudo de caráter descritivo-analítico, com pesquisa essencialmente bibliográfica, tendo como corpus de análise três programas e dois projetos que fazem interface com as etapas e modalidades da Educação Básica: Programa Ateliê, Projeto Vincular, Programa Professores sem Fronteiras, Observatório da Educação e Projeto Boas Práticas. Constituíram-se em parâmetros para a seleção os seguintes focos estratégicos: inovação educacional, valorização dos profissionais da educação, educação integral e educação especial na perspectiva inclusiva.Enquanto iniciativas inovadoras, os Programas e Projetos desenvolvem ações substanciais que corroboram para que a Educação de Fortaleza invista na transformação social de cada estudante, revelando-se como destaque no cenário nacional. Atualmente, Fortaleza ocupa o 2° lugar entre as capitais estaduais com maiores notas no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) 2023, que indica as oportunidades educacionais oferecidas para todas crianças e jovens no Brasil. As configurações, diretrizes e especificidades de cada ação, bem como o impacto na Rede de Ensino, serão destacados, revelando-os como práticas fundamentais para a aprendizagem dos estudantes.