Partindo da perspectiva de que a geometria atua como um instrumento essencial para explorar, explicar e manipular o espaço ao nosso redor, sendo a área matemática mais acessível, tangível e conectada à vida real, este estudo tem como objetivo analisar a forma como a geometria se apresenta na Educação Básica a partir de livros didáticos, sendo estes caracterizados como principal ferramenta para o processo de ensino em sala de aula. Desse modo, será discutido sobre a importância de um olhar mais analítico na exposição das noções, conceitos e representações geométricas. Para alcançar tal objetivo, foi conduzida uma investigação de abordagem qualitativa de cunho bibliográfico. Inicialmente, o foco foi na análise de referências que embasaram nosso estudo e, posteriormente, foi realizada a análise em livros didáticos da Educação Básica. A escolha pela temática em questão, justifica-se em refletir sobre como tem ocorrido a representação e interpretação da geometria aos alunos da Educação Básica, de modo a proporcionar um melhor entendimento de noções, conceitos e representações geométricas. Diante do estudo, pode ser percebida a importância de se discutir propostas metodológicas que promovam uma aprendizagem mais significativa e que prepare verdadeiramente os alunos para resolver problemas reais fora do contexto restrito das situações trazidas pelos livros didáticos. Tais propostas metodológicas além de terem como objetivo o desenvolvimento de um pensamento geométrico, devem ter o potencial de promover um ensino mais significativo e contextualizado. Acredita-se que nessa perspectiva, os alunos além de se desenvolverem em matemática, podem desenvolver habilidades essenciais, como a criatividade e a criticidade, ferramentas cruciais para a transformação da realidade em que estão inseridos. Por fim, a pesquisa destaca a importância de repensar o ensino de geometria, buscando uma abordagem que conecte os conceitos matemáticos à vida real e prepare os alunos para os desafios do mundo contemporâneo.