No jogo da política brasileira, este trabalho analisa as imagens retóricas dos debatedores políticos, com ênfase na articulação verbo-visual durante seus discursos nas eleições presidenciais. Como categorias retóricas, foram elencados os meios persuasivos, bem como os lugares da argumentação. No campo linguístico-textual, foram observadas as recategorizações metafóricas que apontam para a referenciação numa perspectiva sociocognitiva e argumentativa. Essas recategorizações servem de indício para a formulação da imagem retórica (ethos) dos políticos debatedores. A base teórica situa-se em: Aristóteles (2009), Meyer (2007), Reboul (2004), Silva (2023) e (2019), no que concerne às categorias retóricas; além dos estudos de Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014), Custódio Filho (2011) e Koch (2004), no que diz respeito aos estudos textuais. Além disso, este artigo elenca os seguintes questionamentos basilares: a) Como as imagens retóricas são projetadas, por intermédio dos lugares retóricos, no debate político? b) Como são articuladas as estratégias não verbais para a persuasão no gênero em análise? c) Como a referenciação contribui para a construção de sentidos e na argumentação no uso de recategorizações metafóricas? Este estudo segue o método qualitativo, na perspectiva de Flick (2009) e Bauer e Gaskell (2015), por isso as análises seguem um viés interpretativo, pautado na subjetividade e na contextualização dos dados. Desse modo, esta pesquisa elucida parte do arcabouço retórico-argumentativo, bem como os recursos textuais, em articulação com os não verbais, utilizados pelos debatedores políticos brasileiros nas eleições presidenciais de 2014. Ao vincular esses aparatos linguístico-retórico, nota-se, preliminarmente, que a imagem retórica dos políticos está voltada para as pretensões do público (pathos). Assim, há uma articulação notável entre essas categorias no processo persuasivo dos telespectadores. Tudo isso, apresenta-se como relevante ao desvendar as nuances do jogo político, que congrega a multiplicidade de aparatos linguístico-textuais e retóricos para fazer sentidos e argumentar no meio social.