MADE IN IMUNO: ESTRATÉGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE IMUNOLOGIA NA GRADUAÇÃO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110580 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2412 "inscrito_id" => 8551 "titulo" => "MADE IN IMUNO: ESTRATÉGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE IMUNOLOGIA NA GRADUAÇÃO" "resumo" => "A utilização de modelos pedagógicos sempre foi vital no aprendizado dos alunos, uma vez que estão relacionados com metodologias ativas para estimular o raciocínio lógico e conduzir o aluno a adotar uma postura mais participativa e menos observadora em sala de aula. Com o advento da tecnologia e o surgimento de ferramentas virtuais para a elaboração de materiais, o material autoral digital educacional (MADE) ganha notoriedade e espaço como uma nova forma de aprender utilizando modelos virtuais pedagógicos. Neste contexto, na disciplina de Imunologia, ofertada aos alunos de Ciências Biológicas e Biotecnologia da Universidade Federal do Ceará, há alguns anos tem-se trabalhado com diferentes metodologias e estratégias pedagógicas. Uma dessas estratégias é o uso de modelos pedagógicos físicos, que possuem uma ótima aceitação pelos alunos, entretanto são limitados pela necessidade de serem utilizados somente em sala de aula presencial, o que impossibilita a utilização destes como material auxiliar no estudo. Para superar essa dificuldade, foram elaborados quatro MADE relacionados ao modelo pedagógico físico que aborda o conteúdo de sistema complemento. Esse assunto é bastante complexo e trata sobre mecanismos efetores importantes no entendimento da resposta imune inata e de fundamental entendimento para o aluno prosseguir na disciplina de Imunologia. Os MADE foram produzidos com auxílio do Canva, tornando a exposição do conteúdo mais dinâmica e possibilita uma melhor apresentação das três vias de ativação do complemento. Neste cenário, os MADE do Sistema Complemento foram apresentados aos alunos em sala de aula juntamente com o modelo pedagógico em cartolina e foi observada uma boa aceitação por parte dos alunos que puderam utilizar como material auxiliar nos estudos do conteúdo. Esse material vem sendo aplicado na disciplina desde 2023 e mostrou-se efetivo para o ensino e aprendizagem de Imunologia, apresentando potencial de ser utilizado por outros professores de Imunologia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID8551_TB2412_02052024161226.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KEVEN DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "Keven da Silva" "autor_email" => "kevenssantos11@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110580 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2412 "inscrito_id" => 8551 "titulo" => "MADE IN IMUNO: ESTRATÉGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE IMUNOLOGIA NA GRADUAÇÃO" "resumo" => "A utilização de modelos pedagógicos sempre foi vital no aprendizado dos alunos, uma vez que estão relacionados com metodologias ativas para estimular o raciocínio lógico e conduzir o aluno a adotar uma postura mais participativa e menos observadora em sala de aula. Com o advento da tecnologia e o surgimento de ferramentas virtuais para a elaboração de materiais, o material autoral digital educacional (MADE) ganha notoriedade e espaço como uma nova forma de aprender utilizando modelos virtuais pedagógicos. Neste contexto, na disciplina de Imunologia, ofertada aos alunos de Ciências Biológicas e Biotecnologia da Universidade Federal do Ceará, há alguns anos tem-se trabalhado com diferentes metodologias e estratégias pedagógicas. Uma dessas estratégias é o uso de modelos pedagógicos físicos, que possuem uma ótima aceitação pelos alunos, entretanto são limitados pela necessidade de serem utilizados somente em sala de aula presencial, o que impossibilita a utilização destes como material auxiliar no estudo. Para superar essa dificuldade, foram elaborados quatro MADE relacionados ao modelo pedagógico físico que aborda o conteúdo de sistema complemento. Esse assunto é bastante complexo e trata sobre mecanismos efetores importantes no entendimento da resposta imune inata e de fundamental entendimento para o aluno prosseguir na disciplina de Imunologia. Os MADE foram produzidos com auxílio do Canva, tornando a exposição do conteúdo mais dinâmica e possibilita uma melhor apresentação das três vias de ativação do complemento. Neste cenário, os MADE do Sistema Complemento foram apresentados aos alunos em sala de aula juntamente com o modelo pedagógico em cartolina e foi observada uma boa aceitação por parte dos alunos que puderam utilizar como material auxiliar nos estudos do conteúdo. Esse material vem sendo aplicado na disciplina desde 2023 e mostrou-se efetivo para o ensino e aprendizagem de Imunologia, apresentando potencial de ser utilizado por outros professores de Imunologia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID8551_TB2412_02052024161226.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KEVEN DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "Keven da Silva" "autor_email" => "kevenssantos11@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }