Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RAÍZES E ESCRIVIVÊNCIAS DA INFÂNCIA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ESPACIAL

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este estudo investiga as escrivivências da infância como experiências de vida que influenciam a construção da identidade geográfica. Com base em um referencial teórico-metodológico que combina os conceitos de escrivivências e a geografia, experiência de vida na infância e identidade, a pesquisa analisa narrativas além da simples prática da escrita, baseia-se na vivência. Sobre as memórias de infância relacionadas ao espaço geográfico. A metodologia incluiu entrevistas e análise de conteúdo através da análise do discurso de base bakhtiniana. Os resultados revelaram que as experiências de vida na infância, especialmente aquelas relacionadas ao espaço geográfico, desempenham um papel significativo na formação da identidade individual e coletiva. As narrativas evidenciaram como as experiências vividas na infância influenciam as percepções, os valores e as relações das pessoas com o espaço geográfico ao longo da vida. Além disso, as escrivivências da infância foram vistas como elementos fundamentais para a compreensão da identidade geográfica, destacando a importância de incluir as escrivivências nos estudos geográficos. Este estudo contribui para a ampliação do debate sobre a relação entre experiência de vida, infância e identidade geográfica, fornecendo novos caminhos para a prática educativa.

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