O CORDEL COMO METODOLOGIA DE ENSINO DE LEITURA PAUTADO NUMA ABORDAGEM DE LETRAMENTO SOCIOCULTURAL E HISTÓRICO NUMA TURMA DE EJA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110177 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1856 "inscrito_id" => 5793 "titulo" => "O CORDEL COMO METODOLOGIA DE ENSINO DE LEITURA PAUTADO NUMA ABORDAGEM DE LETRAMENTO SOCIOCULTURAL E HISTÓRICO NUMA TURMA DE EJA" "resumo" => "Este artigo objetiva apresentar os resultados de um trabalho de pesquisa voltado para a Educação Básica, cujo objetivo foi propor uma metodologia de ensino de leitura pautado numa abordagem de letramento sociocultural e histórico para uma turma da Educação de Jovens e Adultos. Tendo em vista, a literatura de cordel ser carregada de expressividade e historicidade relacionadas à cultura popular, buscou-se contemplá-la neste estudo, não só como expressão literária, mas também como prática sócio-histórica e discursiva, principalmente no espaço dedicado ao trabalho com a leitura na EJA, local de inserção e construção de conhecimentos em favor da cidadania. Nesta perspectiva, partiu-se da observação da prática pedagógica do professor do 2º segmento da EJA, em sua ação docente frente ao trabalho com a leitura de textos diversos numa escola do interior paraibano; bem como da adoção de um questionário que permitisse interrogar o profissional sobre sua prática de trabalho com a leitura, cujas respostas sinalizaram para a necessidade de uma tomada de ação docente que possibilitou trabalhar a literatura de cordel mediante uma proposta de letramento sociocultural e histórico para o público da EJA. Dessa forma, foi desenvolvido um estudo temático com a literatura de cordel como forma de despertar a sua capacidade de observação da realidade social, histórica, política e econômica, principalmente na região Nordeste, por ser o local em que essa manifestação popular encontrou maior facilidade de propagação no Brasil. Os resultados demonstraram o êxito da pesquisa, uma vez que foi possível a realização das aprendizagens propostas mediante o desenvolvimento de práticas e eventos de letramento que favoreceram os colaboradores do estudo a partir da aquisição da habilidade da leitura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5793_TB1856_21102024161809.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA APARECIDA FERNANDES MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "APARECIDA" "autor_email" => "professora_aparecida@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110177 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1856 "inscrito_id" => 5793 "titulo" => "O CORDEL COMO METODOLOGIA DE ENSINO DE LEITURA PAUTADO NUMA ABORDAGEM DE LETRAMENTO SOCIOCULTURAL E HISTÓRICO NUMA TURMA DE EJA" "resumo" => "Este artigo objetiva apresentar os resultados de um trabalho de pesquisa voltado para a Educação Básica, cujo objetivo foi propor uma metodologia de ensino de leitura pautado numa abordagem de letramento sociocultural e histórico para uma turma da Educação de Jovens e Adultos. Tendo em vista, a literatura de cordel ser carregada de expressividade e historicidade relacionadas à cultura popular, buscou-se contemplá-la neste estudo, não só como expressão literária, mas também como prática sócio-histórica e discursiva, principalmente no espaço dedicado ao trabalho com a leitura na EJA, local de inserção e construção de conhecimentos em favor da cidadania. Nesta perspectiva, partiu-se da observação da prática pedagógica do professor do 2º segmento da EJA, em sua ação docente frente ao trabalho com a leitura de textos diversos numa escola do interior paraibano; bem como da adoção de um questionário que permitisse interrogar o profissional sobre sua prática de trabalho com a leitura, cujas respostas sinalizaram para a necessidade de uma tomada de ação docente que possibilitou trabalhar a literatura de cordel mediante uma proposta de letramento sociocultural e histórico para o público da EJA. Dessa forma, foi desenvolvido um estudo temático com a literatura de cordel como forma de despertar a sua capacidade de observação da realidade social, histórica, política e econômica, principalmente na região Nordeste, por ser o local em que essa manifestação popular encontrou maior facilidade de propagação no Brasil. Os resultados demonstraram o êxito da pesquisa, uma vez que foi possível a realização das aprendizagens propostas mediante o desenvolvimento de práticas e eventos de letramento que favoreceram os colaboradores do estudo a partir da aquisição da habilidade da leitura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5793_TB1856_21102024161809.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA APARECIDA FERNANDES MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "APARECIDA" "autor_email" => "professora_aparecida@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }